Alta foi impulsionada pelo segmento de Auto; prêmios pagos no país cresceram 2,3%
São Paulo, 30 de abril de 2019 – A MAPFRE Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2019 com um crescimento de 68% em seus resultados em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, a companhia obteve uma receita de 24,4 milhões de euros (107,68 milhões de reais). A alta é atribuída principalmente ao bom desempenho no segmento de Automóveis.
A emissão total de prêmios também registrou crescimento, na ordem de 2,3%, ainda que o volume financeiro, de 967 milhões de euros (quase 4,3 bilhões de reais), tenha ficado 4,6% abaixo do apurado em 2018. O decréscimo se deve à desvalorização da moeda nacional, em 6,7% nos três primeiros meses deste ano.
O segmento de Vida do canal Banco do Brasil cresceu em 33%, já o faturamento da MAPFRE Seguros apresentou redução de 7%, devido ao maior controle técnico nas linhas de seguros para Automóveis e Seguros Gerais, além do reposicionamento das taxas. Esta estratégia permitiu reduzir o índice combinado no setor de Auto em 10 pontos percentuais no último ano, de 114,3% para 104,4%.
A carteira de Grandes Riscos também apresentou crescimento em quase todos os setores. Os mais relevantes foram Responsabilidade Civil com 706,7% e evolução de R$ 24 milhões, Cascos com 263,9% e evolução de R$ 18 milhões. Já o segmento Empresarial apresentou crescimento de 31,3% (R$ 4,9 milhões).
“O Brasil é estratégico para os negócios da companhia e um dos mercados com maior potencial de crescimento no setor de seguros. Para alcançar nosso objetivo de avançar em market share, com rentabilidade, vamos manter o foco na melhoria da eficiência operacional, em diversificar cada vez mais nossos produtos de acordo com as necessidades do consumidor e em difundir a cultura do seguro. Estamos preparando a MAPFRE para novos tempos no país”, define o CEO da MAPFRE Brasil, Fernando Pérez-Serrabona.
A MAPFRE no Mundo
A receita global da MAPFRE no primeiro trimestre do ano aumentou em 5,8%, totalizando 7,675 bilhões de euros (33,87 bilhões de reais). Os prêmios pagos somaram 6,4 bilhões de euros (28,24 bilhões de reais), representando um aumento de 3,3% ou 3,9% em moeda local. O lucro líquido da companhia foi de 188 milhões de euros (829,68 milhões de reais), crescimento de 6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Este aumento é baseado no bom desempenho dos negócios na Espanha. Destaca-se também a melhora do lucro nos dois dos principais mercados fora da matriz, que são o Brasil e os Estados Unidos. Além disso, foram registradas importantes altas no México, no Chile, no Peru e na República Dominicana. O índice combinado da companhia melhorou em 0,6%, ficando em 95,9% no final de março.
________________________________________
Sobre a MAPFRE – No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e saúde. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2018, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros, e o lucro líquido foi de 529 milhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.