MAPFRE Residencial
A MAPFRE produziu este material para ajudar você a entender melhor o seguro residencial, além de oferecer dicas práticas de como prevenir riscos em sua casa. Com a adoção de algumas medidas simples você pode reduzir as chances de danos e prejuízos e ainda contribuir para o meio ambiente!
As informações apresentadas neste documento referem-se às coberturas e assistências que podem ser contratadas nos produtos de seguro residencial. Verifique sempre na sua apólice as coberturas e exclusões de seu seguro e, em caso de dúvidas, consulte seu corretor ou os nossos canais de atendimento.
Seguro Residencial
Prevenção de Sinistro
Casos de Incêndio
Tubulações Rompidas
Roubos e Furtos
Atenção e Atendimento
Quais são os meus direitos ao fazer um seguro residencial?
Vale a pena?
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o valor do seguro residencial é muito baixo em relação aos benefícios e à proteção que ele oferece. Claro que o custo de um seguro residencial vai depender das coberturas contratadas, mas o valor médio do produto é de R$ 250,00 ao ano. Imagine agora se, no caso de um incêndio, explosão, roubo ou outros incidentes, você for pego de surpresa?
É importante contratar um seguro que realmente atenda às suas necessidades. Analise as coberturas disponíveis, verifique as que são realmente necessárias, considerando bens e valores que deverão ser repostos caso haja algum incidente. Além da cobertura contra incêndio, que é obrigatória para seguros residenciais, a MAPFRE oferece outras diversas coberturas e serviços!
Alguns termos e informações importantes
Coberturas
A cobertura do seguro residencial é a proteção garantida pela seguradora contra os riscos de determinadas ocorrências no caso de algum incidente, como por exemplo, incêndio ou roubo. Além da cobertura contra incêndio, as demais coberturas deverão ser contratadas de acordo com os riscos a que o imóvel e outros bens localizados no interior da residência estão sujeitos.
• Coberturas básicas: são os riscos mínimos que o seguro deve cobrir como danos causados por raio dentro do terreno do imóvel segurado e explosões de qualquer natureza.
• Coberturas adicionais/opcionais: podem ser contratadas para garantir melhor atendimento às suas necessidades. Entre as coberturas adicionais estão a proteção contra danos elétricos, quebra de vidros, vendaval, granizo e impacto de veículos terrestres, responsabilidade civil familiar, roubo ou furto de joias, objetos artísticos e históricos, entre outras.
• Coberturas diferenciadas: como diferenciais dos produtos residenciais da MAPFRE, as coberturas abrangem o reembolso da franquia do seguro de automóvel, proteção a veículos em garagem, danos por rompimento de tubulações, paisagismo e proteções específicas para o pequeno empreendedor que exercer atividade ‘remunerada’ na residência segurada.
Confira a descrição de algumas coberturas
Assistências
As assistências são benefícios adicionais que a seguradora oferece aos seus clientes, agregando ainda mais valor ao seguro residencial.
Entre as assistências padrão, são oferecidos serviços gratuitos como:
• Chaveiro
• Encanador
• Eletricista
• Vidraceiro
Outros pacotes de assistência contam com serviços diferenciados, que abrangem:
• Desentupimento
• Conserto de aparelhos de linha branca
• Assistência em antenas
• Instalação de utensílios domésticos
• Substituição de lâmpadas e reatores
• Outros (conheça mais no site: www.mapfre.com.br);
Como contratar um Seguro Residencial?
No site da MAPFRE, ou a partir de um contato com o seu corretor, você pode solicitar uma proposta para a contratação de um seguro residencial. A MAPFRE, a partir das coberturas mais adequadas para o seu perfil, vai calcular o prêmio de seguro, ou seja, o valor que você deve pagar à seguradora para que ela possa segurar sua residência.
Feito isso, você receberá um contrato que detalha todas as suas coberturas e assistências contratadas, franquias e POS*, bem como a vigência do seguro residencial. Leia esse contrato com atenção e, se tiver dúvidas, entre em contato com o seu corretor. Você também pode consultar o nosso site ou entrar em contato pelos nossos canais de atendimento.
*Franquia e POS
Assim como em outros produtos de seguro, como o de automóvel, por exemplo, a franquia representa a parte dos danos a ser paga pelo segurado. Assim, se danos ou prejuízos tiverem um valor inferior ao da franquia contratada, a seguradora não pagará a indenização.
Semelhante à franquia, a POS (Participação Obrigatória do Segurado) é um percentual do valor segurado ou dos prejuízos indenizáveis que caberão ao segurado.
COMO POSSO PREVENIR UM SINISTRO?
Quando ocorre um incidente com danos e prejuízos ao segurado, chamamos esta ocorrência de sinistro. Embora a MAPFRE esteja preparada para atendê-lo em caso de sinistro, sabemos que a prevenção é fundamental para o seu sossego e o bem-estar da sua família.
A seguir, você encontra dicas sobre como reduzir as chances de ocorrências de um sinistro, para as diferentes coberturas de nossos seguros residenciais. Mas, se mesmo assim você tiver um problema, não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo.
COMO PREVENIR E O QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIOS
Algumas causas de incêndio são conhecidas e de fácil prevenção, como panelas esquecidas no fogo, curto-circuito, queima de fusíveis e disjuntores, por exemplo. Entre os principais motivos de incêndios residenciais estão descargas elétricas ou atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas ou falhas humanas, por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade.
Medidas de prevenção a incêndios são importantes não apenas para salvaguardar bens e proteger o seu patrimônio, mas também para salvar vidas!
Caso haja suspeita de vazamentos ou na ocorrência de um incêndio, não esqueça de:
• Fechar o registro e a saída de gás.
• Retirar todos os materiais inflamáveis e/ou combustíveis próximos das saídas de gás ou do fogo.
• Caso haja um botijão próximo, verificar a possibilidade de retirá-lo do local antes que o fogo o atinja.
• Havendo sinais de fogo, entrar imediatamente em contato com o corpo de bombeiros pelo telefone 193.
É BOM PARA VOCÊ, É BOM PARA O MEIO AMBIENTE E AINDA PREVINE INCÊNDIOS E DESPERDÍCIOS!
RESÍDUOS
Evite o acúmulo de lixo em locais não apropriados. Em contato com faíscas, o material pode causar incêndio. Armazene o lixo em locais e embalagens adequados até o dia e horário certos para seu recolhimento. Além de reduzir riscos, você evita contaminações e a poluição do solo e da água no entorno da sua residência. Além dos cuidados com o armazenamento, lembre-se sempre de separar resíduos recicláveis. Esta prática ajuda a reduzir o volume de descartes em aterros e lixões, além de diminuir bastante o desperdício de materiais.
EFICIÊNCIA DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
Geladeiras e outros utensílios domésticos mais antigos, além de consumirem mais energia, podem estar com as instalações, fios e contatos desgastados, o que aumenta o risco de curto-circuito e incêndio. Verifique e, se necessário, substitua aparelhos elétricos por versões mais eficientes e seguras. Você e sua família correm menos risco, economizam e contribuem para a preservação do meio ambiente.
Sobre a incidência de raios
Raios são uma preocupação constante entre os clientes que buscam o seguro residencial. Quando um raio atinge um condomínio ou residência, ou mesmo se atinge a rede elétrica nas proximidades, a descarga elétrica provocada é muito intensa e bastante superior ao que aparelhos e utensílios domésticos podem suportar.
Em casos mais severos, é possível até que haja danos graves na fiação do imóvel. Essa descarga pode percorrer grandes distâncias pela fiação, danificando a parte elétrica e os aparelhos ligados na tomada no momento da descarga de energia.
A melhor alternativa para se proteger contra os danos causados por raios é o aterramento da fiação elétrica. Esta prática é obrigatória no Brasil e vale a pena verificar se sua residência está regular! Com a instalação de um cabo de cobre no solo, descargas atmosféricas são direcionadas e facilitam o funcionamento de outros dispositivos de proteção contra danos elétricos, como os disjuntores.
O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) é outro equipamento importante para a proteção de bens e residências em caso de incidência de raios. O aparelho auxilia na proteção de equipamentos eletrônicos contra picos de energia. Ele se parece com um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica. Há dois tipos básicos de DPS: geral e individual. O DPS de uso geral, normalmente é colocado próximo à caixa de distribuição de energia da casa. Já o DPS individual é colocado unicamente em uma tomada.
TUBULAÇÕES ROMPIDAS: O QUE FAZER?
Vazamentos são uma dor de cabeça! Para prevenir acidentes com canos e tubulações, fique atento a alguns pontos importantes:
Outra medida importante para evitar vazamentos é fechar bem as torneiras, registros e chuveiros após o uso. Para verificar se a válvula da descarga de vasos sanitários com caixa acoplada está funcionando bem, abra a tampa e coloque corante na água. Se estiver vazando, a água no vaso ficará colorida. Para ver se existe algum vazamento, faça esse teste:
• Feche todas as torneiras e o registro;
• Trave a boia da caixa d’água e desligue equipamentos que utilizem água;
• Aproxime-se do medidor de consumo de água – se ele continuar rodando mesmo com tudo fechado, há um vazamento.
Economize!
Além de observar goteiras e consertar tubulações como prevenção, outras práticas como escovar os dentes com a torneira fechada, reduzir o tempo no chuveiro ou captar e reutilizar a água de chuva em outros processos (como a lavagem de quintais e jardinagem) ajudam a reduzir o consumo de água. Além de preservar o meio ambiente, a redução na conta é sempre bem-vinda!
A segurança é uma preocupação constante na nossa sociedade. Roubos e furtos dentro de casa podem tirar o nosso sono e, por isso, todo cuidado é pouco, não apenas com o patrimônio, mas especialmente com a família!
Prevenir-se contra esse tipo de sinistro é fundamental. A partir de análises realizadas com os nossos clientes e suas ocorrências, percebemos que as residências com maior risco de sinistro são aquelas que chamam mais atenção – pela aparência, facilidade de acesso ou pela evidência de objetos de valor em seu interior como carros, bicicletas e eletrônicos.
Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar sua residência mais segura. Afinal, todo cuidado é pouco!
Esperamos que você não tenha nenhum problema, mas se ao chegar em casa encontrar uma luz acesa, janela quebrada ou qualquer sinal suspeito, não entre! Afaste-se de casa e peça ajuda à polícia.
É BOM PARA VOCÊ, É BOM PARA A SOCIEDADE!
Formalização e atenção aos direitos trabalhistas.
Trabalhadores domésticos e funcionários de condomínios estão muito próximos de nossas famílias e, muitas vezes, têm acesso direto a bens e valores que mantemos em casa. É importante checarmos se estes colaboradores são formalizados e têm seus direitos garantidos, mesmo que sejam terceirizados. O respeito aos direitos trabalhistas, atenção ao relacionamento com este público e suas demandas ajuda a harmonizar a vida em casa, evita multas e processos trabalhistas e colabora com a segurança de todos.
Com este material, esperamos que você entenda melhor os riscos que existem nas atividades de nosso dia-a-dia e previna-se contra possíveis ocorrências. Mas, se mesmo assim alguma coisa acontecer, não se preocupe. A MAPFRE mantém à sua disposição canais de atendimento e profissionais especializados para apoiá-lo em qualquer dificuldade.
Nossos principais contatos:
SAC 24 horas: 0800 775 4545
Fale Conosco/Central de Negócios: 0800 773 6682
SAC Deficiente Auditivo e de Fala: 0800 775 5045
Ouvidoria: 0800 775 1079
Site: www.mapfre.com.br
Informações de contato
A MAPFRE quer estar sempre em contato com seu público. Por isso, oferecemos telefones exclusivos para os produtos em parceria com a VIVO, disponibilizando atendimento especializado e mais ágil.
Escolha abaixo o canal desejado e fale conosco.
Central de Relacionamento, Assistência 24h e Sinistro:
4002 7041 (Capitais)
0800 570 7041 (Demais Localidades)
SAC: 0800 570 7043
Ouvidoria: 0800 775 1079
Deficiência Auditiva e de Fala: 0800 962 7373