Em dias chuvosos e frios, é comum manter os vidros do veículo fechados, porém, em questão de minutos, os mesmos já ficam bastante embaçados, prejudicando bastante a visibilidade do motorista. Então, o que fazer para se livrar desse problema?
Primeiramente, é importante entender porquê isso acontece. Quando os vidros estão fechados e há pouca circulação de ar dentro do veículo, a respiração dos passageiros influencia para que o ar interno fique mais quente. Essa diferença de temperatura interna e externa faz com que a água em estado gasoso presente na respiração se transforme em gotículas ao encostar no vidro, deixando-os rapidamente embaçados.
A primeira reação de alguns motoristas é tentar desembaçar o vidro do carro com as mãos, mas isso só piora a situação pois a gordura da palma das mãos se transfere ao para-brisas e prejudica ainda mais a visibilidade. Para não ter esse problema, veja a seguir quais são as melhores formas de limpar o para-brisas embaçado.
– Ativar o ar-condicionado
Uma das maneiras mais eficientes é ligar o ar-condicionado, pois em dias frios e chuvosos, o ar frio do equipamento é capaz de retirar a umidade e tornar o ambiente interno do veículo mais seco, o que por sua vez, consegue desembaçar o vidro. Para que esse método funcione ainda mais rápido, é indicado manter o carro devidamente fechado e direcionar o ar frio na direção do para-brisas.
– Usar o ar quente
Em dias realmente muito frios, em que ligar o ar gelado do ar-condicionado é algo que causa desconfortos ao motorista e passageiros, uma outra alternativa possível é usar a função de esquentar o ar do aparelho. Isso é o suficiente para tornar o ambiente interno do veículo mais seco e fazer com que as gotículas de água evaporem. No entanto, esse método não se mantém eficaz por muito tempo, ao contrário do ar gelado.
– Deixar a janela ou a entrada de ar parcialmente aberta
Para os automóveis que não possuem ar-condicionado, a maneira possível de desembaçar o vidro do carro é deixando as janelas um pouco abertas. Com isso, há uma melhora na circulação de ar do veículo, tornando-o mais seco entra e reduzindo a umidade. Algo similar ocorre ao deixar a entrada de ar aberta, promovendo uma troca constante de ar com o ambiente externo e evitando o embaçamento do para-brisas.
Como desembaçar o para-brisas por fora?
Quando se trata de desembaçar o para-brisas por fora, muitos motoristas ainda têm dúvidas de como fazer isso sem estragar a película, por exemplo. Um erro ainda comum é usar jornal depois da limpeza, o que não deve ser feito sobre nenhuma hipótese, pois as folhas de jornal eliminam uma tinta a princípio invisível, mas que ao entrar em contato com a chuva, forma uma camada de sujeira que só agrava a situação.
A melhor maneira de limpar e desembaçar o para-brisas por fora é utilizando uma mistura caseira de água e detergente neutro, capaz de retirar a camada de pó e gordura que se acumulam no vidro com o passar do tempo. O mais indicado é enxaguar o para-brisas cerca de três vezes, e ter a certeza de que o detergente foi completamente eliminado, pois resíduos desse líquido no vidro ou na lataria podem resultar em manchas.
Na tentativa de desembaçar o para-brisas do carro, o motorista não deve jamais fazer uso de produtos cujos componentes incluam a amônia. Esse elemento é completamente contraindicado para limpar e desembaçar o vidro, em função de sua concentração alcalina elevada. Nos automóveis com película, a consequência de produtos com amônia pode causar um grande prejuízo e obrigar o motorista a trocá-la em poucos meses. Para completar, também não é indicado optar por produtos de limpeza que sejam oleosos, pois depois de evaporarem, esses líquidos formam uma camada de gordura, deixando o vidro mais embaçado e comprometendo a visibilidade do motorista.
Agora que você já sabe tudo sobre como desembaçar os vidros do carro, confira mais informações acerca das diferentes opções de seguros de veículos da MAPFRE, incluindo o que cobrem suas assistências e os benefícios exclusivos disponíveis aos clientes.