Quando os catalisadores estão com defeito, isso se torna um problema tanto para a saúde das pessoas, de forma geral, como também para o meio ambiente, sendo essencial procurar a ajuda de um profissional para resolver a questão o mais rápido possível.
Ao constatar um catalisador do carro com defeito e levá-lo ao mecânico, o profissional precisará abrir e desmontar o componente para consertá-lo e desentupi-lo. No entanto, caso o material com que o catalizador for feito estiver apresentando sinais de desgaste e derretimento, a única solução é substitui-lo.
Sinais de que o catalisador está com defeito
Confira quais são os principais sinais de que há um problema no catalisador do carro e o mesmo está perdendo sua eficácia.
– Perda de potência no motor
Quando o motorista detecta que a potência do automóvel está prejudicada, esse é um possível sinal de que o catalisador está com problemas. Isso geralmente acontece quando há um derretimento parcial de parte da peça, o qual não é facilmente detectado porque a provisão de oxigênio permanece acontecendo. Ainda assim, a conversão dos gases não é concluída da forma como deveria, fazendo com que o veículo libere um fluxo de gases poluentes acima dos parâmetros previstos na lei.
– Ruídos no escape
Ruídos constantes vindos do sistema de escapamento também são um forte indício de um catalisador defeituoso. Logo ao perceber um barulho atípico e persistente, o mais indicado é já procurar uma oficina mecânica para que o profissional verifique o estado da peça.
– Aumento no consumo de combustível
Além de prejudicar o desempenho do motor, o derretimento do catalisador também provoca um acréscimo no consumo de combustível. Isso ocorre devido ao aumento de pressão e das inconsistências no fluxo de gases, que fazem com que o motor precise trabalhar mais. Logo, ao notar que o veículo está gastando mais etanol ou gasolina do que o habitual, é importante analisar a situação do catalisador.
– Luz da injeção eletrônica
Por fim, o sinal mais evidente de que o catalisador necessita ser trocado é quando a luz da injeção eletrônica é acionada no painel do veículo. Esse é um forte indício de que algum componente do mecanismo de emissões está com defeito, e quando esse problema vem do catalisador, é porque o nível de degradação do mesmo está bastante avançado.
Causas de entupimento do catalisador
Automóveis com o motor já desgastado ou desregulado, ou ainda com a injeção eletrônica não funcionando como deveria, podem danificar o catalisador, pois essas características aumentam as chances de haver um entupimento ou derretimento do componente. Quando isso ocorre, os gases poluentes são impedidos de passarem, o que por sua vez, aquece o motor além do habitual e leva a uma perde de potência gradual do veículo.
Ao se encontrar nesse situação, o motorista deve desligar o carro o mais rápido possível para não provocar danos ainda maiores no motor. Além disso, é importante ficar atendo em relação à qualidade do combustível, pois etanol e gasolina alterados também são capazes de comprometer a efetividade do catalisador.
A recomendação dada pelos especialistas é realizar uma revisão do catalisador, através de um método de análise de gases, a cada 80 mil quilômetros rodados, ou antes, caso o componente apresente anomalias. Ao fazer a manutenção do motor, também é possível avaliá-lo para conferir suas condições. Se o catalisador estiver solto ou trincado em função de batidas, ele deverá ser substituído por uma peça adequada, de acordo com a motorização do automóvel, a qual deve possuir um selo de aprovação concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
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