Comprar um carro novo é um processo que implica em escolhas. Não apenas temos que decidir entre diesel, álcool ou gasolina, mas também outras alternativas. Neste artigo explicamos as diferenças entre motor turbo e aspirado.
Nos últimos anos, as regulamentações principalmente na Europa começaram a ser mais rigorosos em termos de emissões de poluentes dos veículos. Por esse motivo, os fabricantes tiveram que continuar oferecendo a mesma potência, mas com menos poluição. Neste contexto, a tendência tem sido substituir os motores aspirados que eram utilizados, por motores mais modernos e eficientes (superalimentados ou turboalimentados).
Essa tendência não se estende apenas a modelos mais esportivos, mas também a encontramos em qualquer veículo utilitário. Além do que dissemos, há também outras diferenças entre um motor turbo e um aspirado.
Diferenciando pontos entre um motor turbo e um motor atmosférico:
Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape. Isso significa que nos motores mais modernos, a pressão aumenta entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica. Tendo em conta o funcionamento de um motor e outro, certas diferenças podem ser estabelecidas:
- Os motores turbo precisam de uma manutenção muito mais completa que os aspirados, já que trabalham a temperaturas mais altas e, se ocorrer uma avaria, o reparo será muito caro. Fundamentalmente deve-se dar atenção especial às trocas de óleo para assegurar que todas as partes do motor estejam perfeitamente lubrificadas e operem sem qualquer problema.
- O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente. Em um motor convencional, para alcançar a aceleração máxima, você deve usar a mudança de marcha para chegar ao limite. Isto não acontece com um aspirado, onde é possível dirigir com folga suficiente em marchas longas.
- No consumo também encontramos diferenças notáveis entre um motor e outro. De fato, uma das grandes vantagens que os fabricantes geralmente comunicam é a redução do consumo que é obtida com um motor turbo. Esta afirmação tem certas nuances, já que é verdade que um consumo menor comparado com um aspirado é alcançado se a mesma potência e certas situações forem levadas em consideração. No entanto, se constantemente submetemos o motor turbo a velocidade máxima, o custo do combustível será maior. Por outro lado, os motores aspirados não são muito suscetíveis à aceleração, o que reflete um consumo menor na potência máxima se comparado a um turbo.
- Concentrando-se na confiabilidade, de maneira geral não são encontradas grandes distinções , exceto pelo fato de que o motor aspirado inclui uma peça a menos e, com isso, um componente a menos que pode quebrar. Além disso, os motores turbo incluem um reforço para que suportem a alta pressão criada ao funcionar.
- Ao dirigir um veículo que possui um motor turbo, você perceberá como a direção é muito mais agressiva e energética. No caso dos aspirados, a sensação é muito diferente, pois oferece uma maior suavidade.
Motores turbo fixos ou variáveis
Como os motores turbo são o futuro, você deve levar em conta que se diferenciam em dos tipos: fixos e variáveis. Um turbo compressor variável é responsável por dosar a quantidade de gases de escape que passam pela turbina e, consequentemente, regula a pressão do turbo. Esse aspecto influencia positivamente a resposta e o desempenho oferecidos ao motor.
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