ASR, da sigla em inglês “Anti Slip-Regulation”, corresponde ao controle de tração do veículo. Esse sistema, também chamado em alguns locais de TCS, da sigla em inglês “Traction Control System”, tem como função controlar uma série de mecanismos para que o automóvel não perca o controle por excesso ou falta de tração.
Desse modo, esse sistema é mais uma forma que o carro possui de aprimorar sua segurança, especialmente durante arrancadas ou ao fazer curvas. Para entender mais sobre seu funcionamento, confira o guia a seguir.
O que é o tração ASR?
Muito útil e importante para países com condições climáticas rigorosas e neve, o controle eletrônico de tração tem se tornado um sistema cada vez mais comum entre os veículos vendidos no Brasil. O seu principal objetivo é permitir a transmissão de potência ao solo sem que ocorram eventuais deslizamento dos pneus. Além do fator segurança, o ASR reduz o desgaste dos pneus e estimula o desempenho do veículo, pois oferece um cenário em que não há atrasos no mecanismo de aceleração.
Esse controle pode ser aplicado de duas maneiras, através do uso do freio individual de uma das rodas motrizes no momento em que ela perde aderência, ou ainda agindo sobre a central eletrônica da máquina, caso essa perda aconteça simultaneamente nas duas rodas de tração. Nesse segundo cenário, contudo, ha uma redução de potência que impacta diretamente no desempenho do veículo por alguns instantes.
Para que serve o botão ASR?
Caso o painel do veículo contenha esse botão, é sinal de que o mesmo oferece um controle eletrônico responsável por intervir quando os pneus giram em falso. Em algumas situações, ao acelerar de forma excessiva na arrancada, as rodas motrizes não se estabilizam como deveriam, o que eleva a temperatura dos pneus e faz com que os mesmos emanem fumaça, no que se conhece popularmente como “cantando pneu”.
Desse modo, a partir de sensores que identificam se uma ou as duas rodas estão girando em falso, o sistema ASR age no funcionamento da máquina, interferindo de modo eletrônico para diminuir a potência até que os pneus parem de fazer esse giro em falso. Assim, o sistema impede que ocorra o que se conhece como “destracionamento”.
Como funciona o controle de tração?
O controle sobre a tração opera de forma conjunta com os freios ABS, com o objetivo de assegurar a segurança do motorista e dos passageiros ao longo da condução. Para isso, seu funcionamento ocorre da seguinte maneira:
– Seus sensores indicam acerca dos possíveis riscos que os pneus possuem de perder a aderência.
– Ao identificar situações de perigo, o sistema envia um alerta para a central eletrônica, a qual é encarregada de gerenciar o mecanismo de injeção de combustível.
– Caso necessário, o sistema reduz o abastecimento ao motor e ativa os freios na roda que sofreu com a perde de aderência.
Além disso, esse sistema de controle sobre a tração é ativado em casos de aquaplanagem na estrada ou sobre terrenos que estejam com gelo ou neve. Todas as vezes em que for acionado, o painel do veículo irá acender com a luz que corresponde ao seu funcionamento.
Sinais de que o sistema perdeu sua eficiência
Em alguns casos, esse sistema de controle pode apresentar defeitos e ter sua eficiência comprometida. Veja quais os sinais mais comuns que indicam problemas.
1) A luz referente ao sistema permanece sempre acesa
Quando esse mecanismo está com falhas, o indício mais comum é que a luz que representa o controle sobre a tração acenda no painel e não apague mais. A recomendação nesse caso é procurar uma assistência especializada e resolver o problema assim que for possível.
2) Perda nos recursos de tração
Quando há problemas nesse sistema, o motorista irá perceber que está bem mais difícil controlar o veículo nas frenagens em meio a condições climáticas adversas, como chuvas intensas, neve e gelo.
Após compreender melhor o que significa ASR, confira mais sobre as diferentes opções de seguros da MAPFRE, as quais oferecem assistência completa para seu carro e benefícios exclusivos para clientes com carro, moto, caminhão ou táxi.