O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número de Identificação do Veículo, ou apenas VIN (da sigla em inglês, “Vehicle Identification Number”) e carrega diversas informações importantes sobre o carro, incluindo seu como o modelo e local de produção.
O padrão que é usado no registro desse documento foi determinado pela Resolução 4030 da ISO, e adotado desde então tanto no Brasil como no restante do mundo. O chassi do carro também contribui para o reconhecimento de possíveis fraudes, pois está presente em vários componentes do veículo, como o motor e a própria carroceria, além de uma parte de seus dígitos estarem nos vidros.
Desse modo, o chassi permite que os agentes policiais identifiquem documentos fraudulentos nos casos em que veículo foi roubado ou furtado. Além disso, o VIN é fundamental em situações de recall, pois é através dele que as montadoras conseguem indicar com precisão quais lotes de veículos estão com problemas que comprometem a segurança de passageiros e motoristas e precisam de reparos imediatos.
Após ler esse artigo sobre onde fica o chassi do carro, não deixe de conferir sobre as múltiplas opções de seguros automotivos MAPFRE, e como funcionam as soluções da empresa para carro, moto, caminhão e táxi.
O que significa o número do chassi?
Os primeiro grupo alfanumérico corresponde ao local em que o automóvel foi produzido, seu país de origem e a sua fabricante. O primeiro caractere, que pode ser uma letra ou número, indica o continente em que o veículo foi fabricado. Os veículos produzidos na América Latina, por exemplo, são representados pelos números 8 e 9. O segundo caractere refere-se ao país de origem, enquanto o terceiro caractere do chassi identifica a fabricante do veículo.
O segundo grupo alfanumérico, por sua vez, indica os aspectos descritivos do veículo (VDS). O uso de letras ou números varia conforme a empresa fabricante, mas em todos os automóveis essa parte do chassi corresponde ao modelo, versão do carro, tipo de motor, carroceria e mecanismos de segurança.
Já os caracteres finais correspondem a seção indicadora do veículo (VIS). As letras e números finais do chassi se referem à fabricação do automóvel, incluindo ano e o seu número de série. Uma curiosidade em relação ao ano de fabricação é que o mesmo pode ser representado por letras, como A (1980) e Y (2000), ou ainda por números, de 1 (2001) a 9 (2009). Quando as opções acabam, as letras voltam, e assim por diante.
Onde consultar o número de chassi?
Os proprietários que desejam consultar qual é o número do chassi do seu automóvel só precisam procurá-lo no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Geralmente, o VIN costuma ser descrito em dois pontos distintos do documento.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os locais em que o chassi são marcados no veículo devem ser informados pelo importador ou montadora quando é feita a homologação. Os mesmos devem obedecer o que foi determinado pela NBR nº 6066 na Resolução nº 24/1998 do conselho.
Além disso, nas páginas da web dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) também há a possibilidade de consultar o chassi e identificar se a situação do carro está regularizada. Pelo site, o proprietário pode verificar informações como possíveis pendências no pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), seguro obrigatório e tarifa de licenciamento. Dados adicionais relacionados a venda, compra e transferência do veículo também podem ser encontrados dessa forma, incluindo se existem multas pendentes ou outras autuações relacionadas ao automóvel.