A bateria é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes para o bom funcionamento de um veículo, e com a comercialização em massa dos carros elétricos, esse componente está se tornando ainda mais vital para os automóveis. Desse modo, é essencial ter bastante atenção com todo o sistema elétrico para assegurar que a segurança do motorista e dos passageiros não esteja comprometida.
Confira abaixo quais são os sinais mais comuns que indicam que é a hora de procurar um mecânico. E depois de conferir quando trocar a bateria do carro, veja quais são as diferentes opções de seguros de carros MAPFRE e tenha acesso a uma assistência de ótima qualidade e vários benefícios.
– Dificuldade para dar a partida no carro, acompanhada pela sensação de que o motor está sobrecarregado no momento da ignição.
– Percepção de falhas em algum componente do sistema elétrico automotivo, como luzes oscilantes e problemas no aquecedor ou ar-condicionado.
– Em alguns veículos, há uma luz do painel referente a bateria, e quando a mesma é acesa, isso deve ser interpretado como um aviso para trocar esse componente.
Quanto tempo dura uma bateria de carro?
Entre as questões que mais preocupam os motoristas, está a dúvida sobre quando trocar a bateria do carro, e se existem diferenças na durabilidade dos veículos 0km e os modelos usados.
A verdade é que não existe uma única resposta para essa pergunta, pois o tempo de vida útil da bateria depende de vários fatores, incluindo a qualidade da bateria adquirida, o modelo do veículo e os hábitos de uso do motorista. No entanto, em média, a bateria de um automóvel 0km costuma durar entre 2 a 3 anos. Em um veículo usado, o tempo de vida útil pode ser o mesmo, mas existe uma maior possibilidade de que a bateria dure menos, tendo em vista que o sistema elétrico já não possui a mesma eficiência de antes.
Como mencionado, essa é apenas a duração média. Automóveis que rodam com frequência por trechos com temperaturas altas ou aqueles que utilizam vários aparelhos elétricos de forma constante, podem ter a vida útil de sua bateria comprometida. Além disso, realizar a remoção da bateria muitas vezes e recarregá-la com um carregador externo também são situações que influenciam negativamente na durabilidade.
Para completar, é preciso ter atenção com a amperagem adequada de cada automóvel, para não sobrecarrega-la, e não esquecer de fazer a revisão periódica do sistema elétrico do veículo.
Para que serve a bateria do carro?
A principal função das baterias automotivas é armazenar energia em formato químico para que a mesma seja transformada em energia elétrica sempre que o automóvel necessitar. É graças a bateria que o carro consegue dar a partida, que é possível utilizar as luzes internas e externas, e deixar os aparatos elétricos e eletrônicos ligados ainda que o carro não esteja.
As baterias também têm influência para desembaçar os vidros, utilizar o ar-condicionado, abrir automaticamente o porta-malas, aproveitar o sistema multimídia com GPS, ativar o aquecimento dos bancos, fazer uso do teto-solar e empregar os sensores de estacionamento. Além disso, as baterias ainda servem como apoio em vários sistemas essenciais na condução do veículos, como por exemplo:
– Luzes de freio.
– Sistema eletrônico que controla a injeção.
– Freio ABS.
– Direção com assistência elétrica.
Esse componente também é capaz de melhorar a segurança e a durabilidade dos veículos que possuem um nível elevado de eletroeletrônica embarcada, e garantir que o automóvel entrega uma ótima performance e desempenho.
Quanto custa uma bateria de carro?
Os preços das baterias automotivas variam de acordo com diversos fatores, mas de forma geral, é possível adquiri-las por valores entre R$ 300 e R$ 700. Ao comprar esse componente, também é recomendável procurar por um item que tenha no máximo três ou quatro meses de fabricação.
Além de observar o preço, é interessante considerar outros aspectos para ter a certeza de estar fazendo uma boa compra. Questões como a tradição do fabricante, as avaliações de outros clientes que já conhecem a marca, a tecnologia empregada e a garantia da bateria são igualmente relevantes e merecem ser avaliadas. Em alguns casos, adquirir o item de menor valor pode resultar em prejuízos futuros, devido a qualidade inferior da bateria.