Menú Principal
Home > Para Você > Seguro de Carro > Artigos: Auto e Moto > Tipos de pneus: Todo tipo de tempo, All-Seasons ou M+S
Pilha de pneus de carro com padrões de banda de rodagem relacionada a seguro de veículos.

Tipos de pneus: Todo tipo de tempo, All-Seasons ou M+S

Existe um tipo de pneu para cada estação? O que é um pneu M+S (Mud = Lama + Snow = Neve)? E um pneu para todo tipo de tempo? Neste post, resolvemos todas as suas dúvidas.

No mercado existem cada vez mais tipos de pneus adequados para diferentes estações do ano e, portanto, com características muito diferentes uns dos outros.  Isso pode causar confusão ao fazer uma mudança de pneus para o nosso veículo. Qual pneu é o melhor para o uso que damos ao carro? Se você enlouquece com as siglas, nesse post nós lhe contamos as principais diferenças entre eles.

Escolha os tipos de pneus de acordo com o clima

A principal confusão é entre pneus M+S, pneus de inverno, pneus de verão ou os chamados “All-Seasons” ou “todo tipo de tempo”. Quanto aos pneus de inverno, na realidade todos devem usar o marcação M+S, e também incluem um pictograma com uma montanha de três picos e um floco de neve em seu interior, significando que esses pneus de inverno não precisam levar correntes, prática normalmente prevista para veículos que trafegam em áreas com neve e prevista no Código Brasileiro de Trânsito (placa R-22 Uso Obrigatório de Corrente). Esses pneus também podem (e devem ser utilizados) para regiões e estradas com incidência de lama, mais comuns no Brasil.

Mas também, dentro dos pneus M + S existem muitos tipos. Por exemplo, pode-se destacar os “alpinos” ou “nórdicos”, como são conhecidos. Os primeiros são desenvolvidos para 20% de gelo ou neve, enquanto os últimos são fabricados para suportar com segurança 80%.

Em relação ao indicativo “All-Seasons” em um pneu de inverno M+S, o que indica é que não é projetado para muita neve, e também pode ser usado no verão. O que você deve ter claro ao escolher um pneu, é que aqueles que são projetados para o inverno e lama, por causa de suas características e compostos, embora sejam válidos para dirigir no verão, não são tão eficientes quanto no inverno (e vice-versa).

Quanto aos pneus válidos para todo o ano, recentemente apresentaram os CrossClimate da Michelin, sendo os primeiros no mundo certificados como pneus de inverno e verão (M+S mais o símbolo da montanha com 3 picos ou 3PMSF). Por seus componentes e seu design específico, prometem grande durabilidade, bom comportamento a seco, máxima aderência lateral na neve e máxima aderência em lama ou estrada molhada.
O que os diferencia dos pneus “All-Seasons”? Principalmente os compostos. E os novos pneus Michelin são especificamente projetados para suportar as condições típicas de uma estação e outra. Por exemplo, numa freada a seco, os pneus CrossClimate podem parar entre 2 e 5 metros antes de um pneu All-Seasons.

Condições ótimas de segurança que são reforçadas se, além disso, você escolher um seguro auto MAPFRE que pode proteger seu veículo em todas as situações!

Artigos

Os impactos da pandemia no mercado de motocicletas

Os impactos da pandemia no mercado de motocicletas

A pandemia de COVID-19 causou um grande impacto em vários setores econômicos em todo o mundo, incluindo o mercado de motocicletas. Com as medidas de isolamento social e restrições de mobilidade em vigor em muitos países, a demanda por motocicletas diminuiu em alguns...

ler mais
Onde fica o chassi do carro?

Onde fica o chassi do carro?

O chamado número do chassi é uma espécie de documento de identidade do automóvel. Cada veículo possui seu próprio número e, desde o ano de 1981, é formado por 17 caracteres, entre letras e números. Essa sequência alfanumérica é conhecida de forma oficial como Número...

ler mais