A documentação para receber o seguro DPVAT deve ser encaminhada presencialmente em um dos oito mil pontos oficiais de atendimento distribuídos pelo Brasil pela Seguradora Líder, responsável pela concessão das indenizações do DPVAT. A lista completa dos postos de atendimento e de seus horários de funcionamento pode ser encontrada aqui ou pelo telefone 0800-022-1204. O pedido de indenização é gratuito.
Entre os locais onde é possível entregar a documentação necessária para receber o seguro DPVAT, estão incluídas algumas agências dos Correios, escritórios de seguradoras consorciadas à Seguradora Líder e, ainda, os locais de funcionamento do Sindicato dos Corretores de Seguros.
Após escolher um ponto de atendimento próximo à sua casa, o próximo passo será preencher o pedido de indenização presencialmente junto ao atendente e entregar a ele a documentação.
Um número de protocolo será gerado no cadastro do seu pedido, e é muito importante guardá-lo com você e não se esquecer dele!
Isso porque vai ser somente com esse número que será possível acompanhar posteriormente o andamento do processo, que pode ser verificado tanto no site da Seguradora Líder como através do Serviço de Atendimento ao Cliente disponibilizado pela seguradora, que funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.
Vale lembrar também que a documentação a ser apresentada varia de acordo com a cobertura pretendida, ou seja, pode ser diferente se a solicitação for para requisição de indenizações por invalidez permanente, morte ou para o reembolso de despesas hospitalares e médicas.
Uma vez encaminhada a documentação necessária e aberto o processo para o recebimento do seguro DPVAT, as indenizações costumam, em regra, ser concedidas até um mês depois. A proteção concedida pelo Seguro Obrigatório é assegurada por até três anos, contados da data do acidente.