Todos queremos maximizar a vida do nosso veículo. E substituir um dos seus principais elementos, a correia do alternador, é essencial se não quisermos sofrer uma das avarias mais graves em um carro.
Esta peça do veículo é uma das mais conflitivas e sensíveis; por isso que neste artigo vamos conhecer melhor o que é a correia do alternador do seu carro e assim evitar problemas no futuro.
Correia do alternador, é como se conhece a polia do motor com a do alternador. No entanto, o nome técnico desta parte do carro é geralmente correia de acessórios, uma vez que esta mesma peça pode ser encontrada juntando-se a polia do motor com a bomba de água, a direção assistida ou o compressor de ar condicionado, entre outros.
Tipos de correias de acessórios
As correias de acessórios podem ser de dois tipos, trapezoidal como trapezoidal com nervura. A correia trapezoidal executa seu trabalho por atrito entre as superfícies da correia-polia. A polia tem uma ranhura em forma de V onde a correia está alojada. Devido a esta forma, quando os fios da correia estão tensos, ela tende a cravar na polia de modo que a força normal e de atrito alcançada nas faces laterais seja muito alta. Não patinam.
A correia trapezoidal com nervura substitui as trapezoidais, pois permite a passagem através das polias tanto da face sulcada quanto da face plana reversa. Elas também permitem a montagem de um tensionador automático. Nas aplicações mais conhecidas, as dos automóveis ou veículos industriais, podem funcionar por exemplo, ao mesmo tempo: alternador, direção, bomba de água, compressor de ar condicionado ou ventilador.
Esta parte do carro é feita de materiais flexíveis, como borracha, fibra, etc. É acionada pela força do motor e une os diferentes equipamentos através de um sistema de polias e, dependendo das versões, cilindros tensores e / ou bobinas. As polias são colocadas dentro da correia trapezoidal com nervura, enquanto os cilindros tensores são suportados no exterior, exceto no caso das correias trapezoidais. O cilindro tensor guia e orienta a correia para os diferentes equipamentos, pode ser apoiado no interior ou no exterior da correia.
Os cilindros tensores são uma parte importante das correias do alternador e podem ter diferentes tipos. Os cilindros tensores manuais são os que, como o próprio nome sugere, o ajuste da tensão da correia é feito manualmente. Os cilindros tensores automáticos são os que o ajuste se realiza automaticamente.
Quando substituir a correia do alternador ou acessórios
Outra coisa a ter em mente sobre a correia do alternador do seu carro é que ela deve ser substituída quando necessário, porque se a correia de acessório quebrar, isso pode fazer com que o alternador e todos os elementos que são acionados por ela parem. Se não for trocada a tempo, o dano pode ser ainda maior afetando o motor, o que seria muito mais sério.
Para que tudo isso não aconteça, é importante saber quando trocar a correia do alternador e a única maneira é por meio de contato visual para verificar seu estado de desgaste. Você saberá se o estado for ruim, pois apresentará rachaduras, fraturas ou irregularidades de qualquer tipo. Para garantir sua saúde, você também pode trocá-la de acordo com indicação do fabricante ou de um mecânico de confiança.
Agora já sabemos o que é a correia do alternador do seu carro e que devemos cuidar dela e substituí-la para que seu carro não sofra avarias ou problemas mecânicos.
Se você quiser ter menos avarias e, se as tiver, resolvê-las com mais agilidade, tenha o seguro auto MAPFRE. Você fica tranquilo e protegido em qualquer imprevisto.