Embora a expressão “prêmio” possa remeter a algo recompensador, na esfera dos seguros, esta palavra diz respeito ao montante pago pelo contratante à empresa seguradora. Este valor é responsável por assegurar que o seguro de automóvel cubra os riscos estipulados em contrato.
Vale lembrar que o prêmio se relaciona de forma direta ao perfil traçado do segurado. Dessa maneira, quanto maiores as probabilidades de sinistros, maior será o valor pago pelo segurado. No site da MAPFRE, por sua vez, há a possibilidade de realizar a cotação de seguro e obter outras informações.
Como é calculado o prêmio do seguro?
O perfil do cliente é composto por dados importantes acerca do segurado e também a respeito do automóvel. Tais informações, por exercerem influência sobre os riscos, acabam por nortear o preço de um determinado seguro.
Para a composição do prêmio do seguro, diversos fatores são considerados. Dentre os principais estão o modo de utilização do automóvel, locais por onde costuma transitar, assim como a faixa etária e o gênero do contratante. Por meio de dados estatísticos, seguradoras como a MAPFRE estabelecem os valores que os segurados pagarão.
É importante conhecer, também, o conceito de “Prêmio Adicional”, que consiste em um valor extra pago pelo contratante. O objetivo deste tipo de pagamento é o de tornar a cobertura mais ampla do que a constante na apólice, ou seja, visa cobrir mais sinistros.
O que acontece se atrasar o pagamento do prêmio do seguro?
Em determinadas situações é comum que algumas pessoas atrasem o pagamento do prêmio. Isso é algo que deve ser evitado, já que o atraso pode implicar no cancelamento da apólice. Em outras palavras, atrasar este tipo de quitação compromete a cobertura estabelecida.
Mesmo com o direito ao cancelamento, seguradoras incluindo a MAPFRE, costumam estabelecer um período de tempo entre o atraso e o cancelamento do seguro.
Dessa forma, antes do cancelamento ser de fato realizado, funcionários das seguradoras são designados para entrar em contato com o contratante com o objetivo de regularização dessa pendência.
O cancelamento da apólice não é a única consequência quando se atrasa por longo período o pagamento do prêmio. Assim como em outros tipos de dívidas, o contratante poderá sofrer com restrições em seu nome, já que medidas judiciais e extrajudiciais poderão ser tomadas pela seguradora.
Qual a diferença entre prêmio e indenização?
Não representa evento isolado o fato de muitas pessoas confundirem o significado de “indenização” com “prêmio”. Para melhor entendimento sobre as duas expressões, trouxemos esclarecimentos neste texto.
O prêmio é, na verdade, o valor que o contratante de um determinado seguro precisa pagar para obter cobertura sobre o bem segurado, como veículo, por exemplo.
A indenização, por sua vez, diz respeito ao que será recebido após um sinistro. É importante lembrar que poderão ser indenizados tanto a pessoa contratante, quanto terceiros, conforme o tipo de seguro contratado.
Dessa maneira, trata-se de algo frequente que corporações do mesmo segmento que a MAPFRE procurem esclarecer as principais terminologias relativas ao ambiente securitário, como o que é prêmio no seguro de automóvel, por exemplo.
Os valores pagos pelo prêmio costumam ser variados, uma vez que os próprios seguros automotivos existem em grande número.
Da mesma forma, as indenizações também podem variar, mas vale lembrar que todas estas informações estão elencadas nos contratos securitários. Além disso, o interessado em contratar este tipo de seguro dispõe de uma extensa gama de informações acerca deste assunto, bastando acessar o site institucional da seguradora.
De modo geral, caso o segurado tenha ciência de que atrasará o pagamento do prêmio, é importante que procure a empresa seguradora a fim de tratar dessa pendência o quanto antes.