Também chamado de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), o seguro contra terceiros é uma das principais coberturas disponíveis quando o assunto é um seguro automóvel. Essa cobertura concede ao segurado proteção em situações de acidentes que geram danos a terceiros.
Em suma, se ocorrer danos ao carro de outra pessoa, é possível acionar o seguro para arcar com os gastos. Além disso, se essa terceira pessoa entrar com uma ação contra o segurado, a empresa responsável pelo seguro é quem ira arcar com a indenização.
O que o seguro de terceiros cobre?
Geralmente, a cobertura do seguro contra terceiros pode ser personalizada, de acordo com as preferências do segurado. O mais comum é que esse tipo de seguro ofereça cobertura aos danos materiais e corporais sofridos por terceiros, além de eventuais danos morais.
Veja a seguir como o seguro age em relação a esses danos.
– Danos corporais: Nesse caso, danos como morte ou invalidez, assim como as despesas hospitalares, são cobertas pelo seguro para as vítimas do acidente.
– Danos materiais: Em uma batida entre automóveis, essa modalidade de seguro cobre eventuais despesas de pintura e funilaria. E se durante o acidente for causado algum tipo de dano ou destruição à fachada de uma casa, por exemplo, o seguro também se responsabiliza pelos custos necessários com as reformas.
– Danos morais: Com o seguro contra terceiros, o segurado também está protegido de gastos com danos morais. Caso seja acionado judicialmente por uma batida ou acidente, a seguradora que irá pagar eventuais indenizações.
Quais são as vantagens do seguro para terceiros?
O seguro para terceiros pode ser um ótimo negócio, dependendo das prioridades de cada condutor. Confira abaixo as principais vantagens dessa cobertura.
– Extensa proteção contra danos
Ao contratar essa cobertura, o segurado garante que será ressarcido dos eventuais prejuízos causados em diversos cenários, como acidentes que envolvam outros carros, motos, caminhões, ônibus e bicicletas, engavetamentos, colisão com imóveis, atropelamentos e mais.
– Valores compatíveis
Apesar de oferecer uma cobertura bastante completa ao incluir danos materiais, corporais e morais envolvendo terceiros, esse modalidade de seguro ainda consegue fornecer valores atrativos e compatíveis com a renda média dos brasileiros. No site da MAPFRE, é possível realizar uma cotação de seguro em poucos instantes, e ter acesso a todas as informações necessárias, incluindo a explicação sobre o que é seguro para terceiros.
– Aceitação dos principais modelos de automóvel
O seguro para terceiros costuma englobar as principais categorias de veículos, incluindo carros off road, blindados e modificados, desde que essas alterações não afetem a segurança do automóvel. Em alguns casos, é possível aderi-lo até mesmo para carros mais antigos, com até 25 anos de fabricação. Geralmente, as únicas exceções são os veículos utilizados para alguma finalidade comercial, como taxis, transporte de cargas e carros de motoristas de aplicativos.
Como funciona o sinistro de terceiros?
Assim como é de praxe com qualquer tipo de cobertura, no seguro para terceiros também é necessário informar a seguradora caso ocorra um sinistro. A partir de então, é feita uma análise acerca da responsabilidade do segurado pelo incidente. Caso esta seja validada, é dado início ao processo de liberação da indenização.
Segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), as seguradoras precisam indenizar os segurados na ocorrência de um sinistro em um prazo máximo de 30 dias após a entrega dos documentos necessários por parte do beneficiário. Se a seguradora tiver dúvidas justificáveis, há a possibilidade de que a mesma solicite alguns documentos adicionais, o que faz com que a contagem do prazo citado seja suspensa e recomece do zero.