Menú Principal
Home > Para Você > Seguro de Carro > Perguntas frequentes > O que encarece um seguro de automóvel?

O que encarece um seguro de automóvel?

Pilhas de moedas crescendo junto com o carro simbolizam economia no seguro do carro.

Sabe-se que os valores cobrados pelos seguros automotivos são compostos não apenas pelo valor do carro em si. Para esta soma, o fator de risco envolvendo o automóvel também é considerado. Dessa forma, quanto mais arriscado, maior será o preço atribuído à apólice.

Assim sendo, o valor do seguro automóvel também é estipulado por meio da avaliação do perfil do motorista. No site da MAPFRE, a cotação de seguro pode ser realizada por meio de um questionário, que considera este e demais quesitos para concessão da apólice.

A seguir, os perfis de motoristas que mais tornam caros os seguros poderão ser conferidos. Veja:

 

Perfis de motoristas que podem deixar o valor do seu seguro de carro mais caro:

  • Aqueles que deixam o carro estacionado na rua: Seja em casa, no trabalho ou em outros ambientes, o fato do condutor não dispor de uma garagem representa um fator que torna o seguro mais caro. Isso se deve à maior possibilidade de ocorrência de furtos, roubos ou danos ao veículo. Essa situação só não costuma ser um fator encarecedor quando a região não apresenta alto volume de roubos ou violência em geral.
  • Condutores que fazem uso excessivo do automóvel: Os condutores que utilizam seus veículos para trabalho estão contidos nesta classificação. Nesta modalidade se enquadram os taxistas, bem como os motoristas que trabalham por aplicativo. Quando da avaliação por parte da seguradora, o estilo de vida desse tipo de motorista é considerado mais arriscado, já que o carro fica mais exposto a sinistros, daí o valor aumentado para os seguros. Os que possuem muitas multas também se encaixam nesta situação.
  • Indivíduos do sexo masculino solteiros, divorciados ou jovens: O gênero do condutor é considerado mais arriscado se este for masculino. Essa constatação tem por base estatísticas que apontam maior incidência de infrações quando o motorista é homem. O estado civil e a idade do motorista também obedecem à mesma regra, o que onera o valor de seguros.
  • Os que possuem carros que chamam muito a atenção: Por serem de alto padrão estético, carros deste tipo despertam a cobiça de criminosos. Em razão do maior risco, os seguros para tais automóveis podem ser mais caros. Em contrapartida, se o motorista residir em cidades pequenas ou localidades de baixo registro de criminalidade, os valores para seguros podem ser reduzidos.
  • Quem é jovem e recebeu a habilitação recentemente: Mais uma vez, dados estatísticos são empregados para formulação de preços de seguros. Há o registro de que mais de 73% dos acidentes graves foram ocasionados por condutores com até 25 anos. Dessa maneira, esta faixa etária costuma apresentar menos experiência ao volante, aumentando o perigo de que acidentes aconteçam.

 

Outros fatores que também influenciam no valor do seguro auto:

  • O histórico de ocorrências do motorista:
  • Em que local o automóvel costuma ser guardado:
  • O modelo do veículo:
  • Onde o proprietário do carro reside:

 

Dicas para baixar o preço do seguro do carro:

  • Faça uso de dispositivos de segurança: Os equipamentos como rastreadores proporcionam menores riscos aos automóveis, tornando as apólices mais em conta.
  • Aja com prudência no trânsito: Um alto volume de multa é o que encarece um seguro de automóvel, de modo que dirigir com cuidado pode modificar essa realidade.
  • Pesquise o tipo de seguro mais adequado ao seu perfil: Estipular a modalidade securitária ideal colabora para que o contratante consiga melhores valores na hora de contratar um seguro.
  • Opte por guardar o carro em garagem: Com menos riscos, quem guarda seu automóvel em garagens ou estacionamentos costuma pagar menos pelos seguros.

Perguntas Frequentes

Seguradoras que aceitam carros de leilão

Seguradoras que aceitam carros de leilão

Embora os carros leiloados apresentem vantagens, como preços menores que os de mercado, nem sempre é possível contratar seguro para carros dessa ordem. Atualmente, entretanto, há seguradoras, como a MAPFRE, que aceitam fazer seguro automóvel para automóveis adquiridos...

ler mais
Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

Entre os mais de 80 milhões de carros em circulação no Brasil, somente cerca de 20 milhões estão segurados de alguma forma. No que diz respeito a esse tema, ainda existem muitas dúvidas acerca do seguro automóvel e da proteção veicular, e quais são as diferenças entre...

ler mais
Quando começa a valer o seguro de um veículo?

Quando começa a valer o seguro de um veículo?

No que diz respeito ao seguro automóvel, uma questão que costuma gerar dúvidas é sobre quando começa a valer o seguro de um veículo. Quando o serviço está sendo contratado pela primeira vez, é preciso primeiramente enviar a proposta para a seguradora e passar pelo...

ler mais