O seguro automóvel é um mecanismo contratual empregado para proteção do segurado ou, ainda, de terceiros. Este conta com uma espécie de relação com possíveis situações de risco e são estas circunstâncias que contarão com cobertura por parte da empresa seguradora.
O interessado em realizar a cotação de seguro de carro poderá realizá-la através do site institucional da MAPFRE. Além disso, elaboramos este texto para nortear proprietários de carros acerca dos tipos de coberturas de seguros dessa ordem.
Como funciona o seguro auto?
Este tipo de seguro são empregados para situações como incêndios, colisões, roubos, furtos e muitas outras. Seu funcionamento se dá de formas diferentes, conforme as coberturas escolhidas, mas é possível afirmar que a proteção é um imperativo a que o contrata.
O acontecimento sanado pelo seguro auto recebe o nome de “sinistro”. As coberturas, por sua vez, compreendem um ou mais tipos de sinistros e podem ser classificadas em duas categorias: “básicas” e “adicionais”.
Quais são as coberturas básicas de um seguro auto?
Este tipo de cobertura é aquela que se relaciona de forma direta aos danos causados ao automóvel de uma forma geral. Vale lembrar que estas podem ser chamadas de “coberturas de casco”. Desse modo, tudo o que possa resultar em prejuízo à dinâmica de funcionamento do veículo ou à sua estrutura é elegível a ser coberto pelo seguro.
Dentre os principais tipos de coberturas básicas estão as seguintes:
- Roubo ou furto que gere perda total ou parcial do automóvel;
- Incêndios ou explosões por diversas causas;
- Colisões, capotagens, derrapagens ou abalroamentos;
- Danos gerados por terceiros, que decorram de atos esporádicos, isolados e de forma involuntária;
- Prejuízos decorrentes de raios, ressacas, vendavais, terremotos e granizo;
- Danos ocasionados por inundações, enchentes e situações similares;
- Acidentes que envolvam o automóvel em seu transporte;
- Quedas de objetos sobre o carro, como por exemplo, vasos ou pedras.
Seguro de carros: quais são os principais tipos
Em virtude das diversas circunstâncias que podem resultar em sinistros, os tipos de seguros para automóveis são igualmente variados. Veja quais são as principais modalidades de seguros para carros:
- Seguro contra terceiros: Este é indicado para possíveis problemas envolvendo outras pessoas em acidentes. Um exemplo de sua utilização é quando ocorre uma colisão e a outra parte, ou seja, a que não é segurada, passa a receber ressarcimentos por conta da situação vivenciada.
- Seguro para acidentes envolvendo passageiros: Nesta modalidade, a contratação se dá, principalmente, por quem trabalha com transporte de pessoas. É o caso de vans escolares, táxis e outros meios de transporte fretados. Neste caso, em virtude da natureza do serviço prestado, trata-se de um seguro de natureza obrigatório para estes profissionais.
- Indenizações para perda total: A perda total é entendida como o sinistro, seja ele roubo ou acidente, em que o veículo fique irrecuperável ou que seu conserto ultrapasse 75% de seu valor de mercado. Trata-se de um tipo de seguro que protege o patrimônio do proprietário de um automóvel.
- Cobertura para desastres: A cobertura deste tipo de seguro é destinada a ações relativas a calamidades públicas, como enchentes, nevascas e situações do tipo.
- Seguro contra roubos e furtos: Com o crescente aumento dos índices de violência, este é um dos seguros mais procurados. Vale pontuar que o montante estipulado para a apólice, neste caso, relaciona-se ao valor de mercado do automóvel.
- Seguro compreensivo: Conhecido por sua ampla abrangência, neste caso, o que o seguro de carro cobre compreende todas as demais modalidades citadas, além de serviços relativos à assistência mecânica, por exemplo.