Diferentemente dos danos materiais, o conceito de danos morais pode gerar certa dúvida acerca do seu significado e aplicação em sinistros. Por essa razão, o texto em questão visa esclarecer pontos importantes deste tipo de dano se tratando do seguro automóvel.
Por dano moral entende-se aquele que venha a agredir aspectos psicológicos, emocionais, relativos ao nome ou à honra do indivíduo. É fato que seguradoras como por exemplo, a MAPFRE, contam com esta modalidade, da mesma forma que possuem uma solução para cotação de seguro de carro online. A seguir, estão as principais informações sobre o assunto.
Como funciona a cobertura para danos morais do seguro auto?
Embora esta não seja uma regra, as indenizações por danos morais costumam estar relacionadas a danos físicos ou materiais. Esta situação é vista, sobretudo, se tratando de terceiros.
Coberturas para danos morais do seguro de auto:
O objetivo da contratação deste tipo de cobertura é sanar possíveis solicitações de indenizações. Para isso, é preciso que exista a comprovação de que alguma ação do segurado tenha atingido terceiros no curso do sinistro.
Uma das aplicações do seguro com cobertura para danos morais se refere às situações em que o terceiro tenha sequelas físicas em virtude de acidentes, tais como paralisias totais ou parciais, deformidades e perdas de membros.
Danos morais também podem ser aplicados ao desrespeito às pessoas falecidas, ofensas à liberdade, ao crédito, à existência de envolvidos em acidentes e ao bem-estar de uma forma geral.
A cobertura para danos morais inclui pagamentos com advogados e tudo o que concerne à esfera jurídica e se relaciona ao sinistro. Vale lembrar que a classificação de que uma situação implica em dano moral ocorre exclusivamente mediante determinação judicial.
O reembolso ao contratante acontecerá até a quantia indicada como limite. Em outras palavras, por meio do contrato, o proprietário do veículo saberá o valor máximo a ser pago em ações de danos morais. Caso o valor da indenização seja superior ao contratado, a diferença de valores deverá ser paga pelo segurado.
Vale a pena contratar a cobertura para danos morais do seguro de auto?
Além de identificar o que são danos morais no seguro de automóvel, é importante compreender algumas das principais vantagens deste tipo de cobertura. Saiba mais:
- Representa maior economia ao contratante: Por possuir esta cobertura, quando há ocorrência de um sinistro, o segurado, conforme o valor da apólice escolhida, não precisará arcar integralmente com indenizações, serviços jurídicos e outros elementos. Dessa forma, mesmo que a cobertura seja parcial, ainda assim a economia é algo expressivo em situações dessa natureza.
- Constitui uma forma de amparo em momentos difíceis: É fato que ser responsável por danos morais a alguém é uma situação absolutamente indesejável. Dessa maneira, ser amparado financeira e juridicamente constitui algo reconfortante quando da ocorrência de um sinistro. Se a vítima está abalada, o mesmo poderá ocorrer com todos os envolvidos. Pensando nisso, seguradoras como a MAPFRE se encarregam de prestar este serviço com grande profissionalismo.
- Complementa o seguro obrigatório: Sabe-se que o seguro DPVAT existe justamente para prestar assistência a vítimas ou familiares de acidentes de trânsito. Ocorre, contudo, que os valores liberados nem sempre são satisfatórios. Assim sendo, um seguro automotivo para danos morais constitui uma decisão acertada.
- Praticidade para lidar com problemas graves: Em geral, a situação que ocasiona indenização por danos morais é complexa. Isso se dá pela possível existência de outros tipos de prejuízos. Com o seguro em questão, o proprietário do automóvel segurado conseguirá ter a situação crítica de um sinistro melhor administrada, evitando desdobramentos negativos que possam tornar a situação mais traumática.