É fato que no mercado há empresas sérias para quem está em busca de contratar um seguro automóvel. Em alguns casos, entretanto, os clientes de algumas seguradoras podem ter problemas com os serviços prestados.
Para evitar transtornos na hora de contratar um seguro de carro, o mais indicado é ir em busca de uma seguradora consolidada no mercado, como no caso da MAPFRE. A seguir, estão informações importantes acerca de onde reclamar de seguradoras de veiculos, quando necessário.
Qual o órgão que regula as seguradoras?
O órgão que recebe reclamações relativas às seguradoras em operação no país é a Superintendência de Seguros Privados, entidade mais conhecida por sua sigla “SUSEP”. A instituição é responsável, também, por capitalização e previdência complementar aberta.
Atualmente, a SUSEP lida com reclamações de clientes de seguradoras por meio da Circular nº 643/2021. O documento estabelece que toda reclamação desta natureza deverá ser registrada no site da instituição, que representa o canal oficial da administração pública para tratar de demandas dessa ordem.
Vale ressaltar que para a entidade, considera-se consumidor tanto o cliente pessoa física, quanto o MEI (Microempreendedor Individual). Na plataforma on-line da instituição, as seguradoras que atuam no país deverão possuir cadastro prévio.
As pessoas jurídicas, por sua vez, quando da discordância de alguma situação envolvendo seguradoras, deverão recorrer a uma outra entidade. Trata-se do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).
Recomenda-se que, ao registrar uma reclamação em qualquer uma das instituições mencionadas, o usuário atente para o fornecimento da correta identificação da empresa ao qual se refere. Dessa forma, evita-se que os órgãos fiscalizadores acionem empresas de forma equivocada, o que poderia atrasar o atendimento.
No que tange ao papel da SUSEP, é importante pontuar que a entidade tem por meta assegurar que o mercado securitária seja estável. Com isso, a instituição dispõe de mecanismos para que as leis que regem as relações de seguros sejam cumpridas pelas empresas prestadoras deste tipo de serviço. Assim sendo, o consumidor representa a parte que deve ter seus direitos resguardados pela superintendência.
Quais são as maiores reclamações?
Ainda que cada segurado tenha uma experiência peculiar com a sua seguradora, verifica-se que, no país, pode-se estabelecer uma série de paralelos em se tratando de reclamações. Confira quais são as mais frequentes:
- Problemas envolvendo contratos: De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), a falta de cumprimento de diversas cláusulas contratuais ou, ainda, contratos abusivos representam uma das maiores queixas dos segurados.
- Cobranças indevidas: Assim como acontece em empresas de outros segmentos, o mercado de seguros apresenta falhas na hora de cobrar seus clientes. Isso é visto tanto em se tratando de débitos que já foram pagos, quanto no que se refere à cobrança de serviços adicionais que sequer foram solicitados pelo consumidor.
- Central de Atendimento ao Consumidor ineficiente: A falta de treinamento adequado de profissionais dessas centrais é algo visto de forma recorrente no que tange à área securitária. Dessa forma, o cliente pode se sentir frustrado por recorrer a este tipo de serviço e, em determinados casos, não encontrar sequer uma orientação acerca do que deve fazer.
Apesar de reclamações serem frequentes no que diz respeito à atuação de algumas empresas de seguros automotivos, há seguradoras que trazem tranquilidade ao cotidiano das pessoas. É o que se observa em relação à MAPFRE, que apresenta atendimento especializado seja de forma on-line ou presencial. A companhia é destaque no meio em que atua por conta, dentre outras características, do grande respeito aos potenciais clientes e a todos os segurados já consolidados.