Todos os pneus preparados para condução em condições de inverno possuem o código M+S, mas nem todos os pneus M+S são especificamente pneus de inverno.
Usuários que procuram pneus de inverno costumam confundir o significado do código que define o tipo de pneu. Pneus de inverno têm o código M+S, do inglês «Mud and Snow», que se traduz como lama e neve. No entanto, nem todos os pneus com o código de pneus M+S estão preparados para operar em condições de neve pesada ou gelo. Tentamos explicar essa confusão abaixo.
Pneus para todos os climas, pneus M+S
Entre os pneus preparados para serem usados durante o inverno, existem vários tipos que diferem de acordo com os benefícios oferecidos diante das condições mais adversas de neve e gelo.
O primeiro grupo é o chamado pneus todo o tempo, que carregam o código dos pneus M+S para diferenciar dos de verão e que, cada vez mais, também levam a nomenclatura «All seasons» (todas as estações). Estes são pneus com um padrão com mais ranhuras e mais preparados do que os pneus de verão para evacuar a água e obter aderência em condições de neve fraca e até mesmo em estradas não pavimentadas com solo molhado.
Eles são projetados para serem usados durante todo o ano, daí o nome «todas as estações», razão pela qual não são completamente específicos para condições de neve e gelo. Em contraste, em condições de alta temperatura funcionam melhor que pneus de inverno puros e praticamente têm os benefícios dos de verão.
Os pneus todo o tempo com o código M+S All seasons, são muito adequados para condutores de veículos SUV que ocasionalmente circulam fora do asfalto e nas estações frias encontram placas de gelo ou um pouco de neve em suas rotas habituais.
Pneus de inverno
O segundo grupo é o de pneus de inverno para serem usados em condições muito frias e que podem avançar em estradas com neve pesada e geadas sem problemas. O código que eles mostram em seus perfis são as letras M+S ao lado de um desenho de uma montanha com um símbolo de um floco de neve em seu interior. Os profissionais os chamam de «alpinos».
Estes pneus não são para todos os climas, na verdade, são especificamente recomendados para os meses de frio. Eles podem ser usados nos meses de verão com calor com segurança, embora não tenham os benefícios do verão e sejam consumidos rapidamente.
Eles têm um desenho mais profundo que evacua a água com facilidade, um composto preparado para operar em baixas temperaturas e algumas lamelas nos pneus que permitem encontrar aderência em gelo ou neve solta.
Os pneus de inverno são recomendados para todos os tipos de usuários e veículos que circulam durante uma temporada por ano em estradas muito frias, com muita chuva, neve ou gelo. São os pneus colocados para alternar com os do verão e aqueles que são permitidos como substituição das correntes.
Além dos pneus alpinos de inverno, há outros pneus de inverno chamados «nórdicos» especialmente criados para países próximos ao círculo polar (Escandinávia, Rússia, Canadá …) e possuem sulcos ainda mais profundos, são geralmente mais estreitos e em alguns países são vendidos com tachas de metal nos flancos que se cravam no gelo (em outros países são proibidos porque estragam as estradas). Estes pneus são criados para rodar em estradas geladas e temperaturas extremamente baixas.
Onde quer que dirija, na lama, neve, água ou estrada normal, você sempre deve ter muito cuidado ao volante. Se você é um motorista off-road, o principal é a sua segurança e a da sua família e a proteção com os pneus certos.
Com o seguro de auto MAPFRE você sempre estará bem coberto antes de qualquer viagem e em qualquer condição climática. O que você está esperando para contratá-lo?