No que diz respeito ao seguro automóvel, uma questão que costuma gerar dúvidas é sobre quando começa a valer o seguro de um veículo. Quando o serviço está sendo contratado pela primeira vez, é preciso primeiramente enviar a proposta para a seguradora e passar pelo processo de vistoria. Nos casos de renovação do seguro, é necessário que a proposta seja repassada antes do término da apólice anterior.
Depois desse processo, a seguradora possui um prazo de 15 dias de análise até emitir a apólice. Nas duas situações mencionadas, o cliente permanece esse período coberto pela chamada cobertura provisória, até que o seguro conceda sua resposta final.
O que é cobertura provisória?
O conceito da cobertura provisória consiste em uma cobertura que passa a valer no momento em que a seguradora recebe a proposta enviada pelo cliente. No entanto, é importante destacar que a cobertura provisória não significa que o veículo será aceito pela seguradora.
Esse conceito existe para não deixar o cliente desprotegido durante o prazo que a empresa tem para analisar e definir se aceita ou não uma proposta de seguro. Apesar de não ser algo comum, a seguradora pode recusar propostas caso enxergue riscos no contrato. Porém, quando isso ocorre, a empresa precisa informar qual foi o motivo da recusa.
A cobertura provisória se mantém até que a seguradora encaminhe a sua resposta ao cliente. Enquanto ela estiver ativa, qualquer dano sofrido pelo automóvel precisa ser assumido pela empresa. Desse modo, essa cobertura é uma forma de resguardar o veículo e trazer mais tranquilidade ao cliente durante a espera pelo parecer do seguro.
O que é vigência do seguro?
A vigência do seguro é o período em que o serviço contratado pelo cliente permanecerá válido com a seguradora escolhida. Geralmente, um seguro padrão oferece o prazo de doze meses de vigência. Isso significa que o plano contratado será válido durante um ano. Após esse período, o cliente pode escolher entre renovar ou encerrar a sua apólice de seguro.
Em alguns casos, é possível optar juntamente à seguradora por um plano com renovação automática, para que assim não exista o risco do seguro expirar e o veículo permanecer desprotegido. Ainda assim, em uma possível renovação do seguro, o cliente tem a chance de alterar o que estava previsto em seu antigo contrato, caso queira retirar ou incluir adicionais, por exemplo.
Se tiver dúvidas sobre a vigência do seguro, basta checar a apólice de seguro firmada, a qual possui a validade de um contrato. Na apólice, é possível encontrar facilmente a data de início e o término desse serviço. O mais comum é que o seguro comece a valer à meia noite do dia citado, e acabe à meia noite do prazo final.
Quanto tempo vai levar para o meu carro estar segurado?
Como mencionado, a seguradora possui um prazo previsto pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para analisar a proposta e decidir se irá aceitá-la. Nesse período, o carro não permanece desprotegido, pois há uma cobertura provisória. No entanto, a cobertura completa pode demorar alguns dias ou semanas até ser efetivada.
Uma forma de agilizar esse processo de contratação de seguro é fazê-lo inteiramente em esfera online. Além de ser algo rápido e conveniente, o interessado pode pesquisar cada detalhe sobre as apólices disponíveis e escolher facilmente aquela que melhor atende as suas necessidades do dia a dia.
Com a MAPFRE, os clientes que pretendem adquirir esse serviço têm a chance de realizar uma cotação de seguro em poucos instantes, tendo o atendimento de um especialista em seguros que lhe aprensentará uma boa variedade de adicionais possibilitando a personalização da sua apólice da forma que considerarem mais conveniente.