Nos últimos anos, as pessoas têm tido uma vida mais longa, graças aos avanços na medicina e também o acesso a saneamento básico e educação. Com métodos de diagnóstico mais precisos e tratamentos mais eficientes, as pessoas têm vivido por mais tempo: hoje a expectativa de vida no Brasil é de 72,8 anos para homens e de 79,9 anos para mulheres.
Para integrar as estatísticas de longevidade, é preciso investir em prevenção e uma delas é a adoção de hábitos saudáveis em sua vida. Pesquisas científicas indicam que seguir uma rotina de exercícios regulares, manter o peso dentro de um IMC considerado normal, comer de maneira equilibrada, não exagerar no álcool e fugir do cigarro podem aumentar a expectativa de vida em pelo menos dez anos. Isso porque essas atitudes, em conjunto, comprovadamente reduzem o risco de morte por problemas cardiovasculares e câncer, dois dos males contemporâneos tão temidos.
Ao buscar se exercitar, um melhor engajamento social, manutenção das habilidades cognitivas e propósitos para sua vida, você também zela pela sua saúde mental.
A longevidade é semeada dia após dia, como uma poupança, um seguro ou um investimento, e depende que você deposite ali uma quantia em hábitos que contribuam para envelhecer com saúde e qualidade de vida.