Muitas pessoas ficam em dúvida, sem saber ao certo se tem seguro de vida em seu nome. Esse questionamento é comum entre pessoas de diferentes idades. Isso acontece porque, muitas vezes, a pessoa confunde o fato de ser beneficiário de um seguro de vida com a possibilidade de ser o contratante de um seguro de vida. Sem contar que muitas empresas contratam e pagam o seguro de vida para o colaborador e ele acaba se esquecendo disso, uma vez que não é responsável pela mensalidade. Descubra como confirmar se possui um seguro de vida em seu nome e saiba a diferença entre ter um seguro e ser beneficiário de um!
Como descobrir se um membro da família tinha seguro de vida em meu nome?
O seguro de vida ajuda as pessoas em um momento traumático e complicado. Serve tanto para dar suporte financeiro para o dia a dia, quanto para pagar custos de funeral ou de documentos. É enorme a diferença entre ter um seguro de vida ou ser beneficiário de um seguro. Quando a pessoa tem um seguro de vida é porque ela contratou uma apólice, assinou o contrato e custeia o seguro. Ela escolheu seus beneficiários e, caso ela venha a falecer, as pessoas beneficiadas receberão a indenização. Assim, respondendo à pergunta “Como saber se tenho seguro de vida em meu nome?”, é preciso recordar se você, algum dia, contratou um seguro de vida. Para isso:
Lembre-se se foi a uma seguradora alguma vez para contratar um plano;
Veja se é debitado algum valor fixo automaticamente em suas contas bancárias, que seja discriminado como seguro de vida;
Verifique em seu contracheque se há algum desconto de parcela de seguro de vida;
Converse no setor de recursos humanos da sua empresa para saber se a empresa paga um seguro de vida para você.
É comum as empresas, na hora da contratação, entregarem uma apólice de seguro para as pessoas assinarem. Muitas vezes isso acontece no meio de tantos outros documentos e a pessoa acaba se esquecendo de que possui um seguro de vida. Por isso, é bom verificar! Outro questionamento comum é: “posso fazer seguro de vida em nome de outra pessoa”? Na verdade, você até pode pagar o seguro para outra pessoa, mas ela terá que assinar o documento, preencher os dados e escolher os beneficiários. Assim, não há como um parente ter feito um seguro de vida em seu nome sem que você ficasse sabendo. Do outro lado, é possível que você seja beneficiário de um seguro de vida e não tenha conhecimento. Ou seja, alguém contratou um seguro e escolheu você para receber a indenização, no caso de essa pessoa contratante falecer.
Beneficiários em seguros de vida
Para saber se é beneficiário, entre em contato com a possível seguradora, informe os seus dados pessoais, e peça para consultar. Você também pode ir ao banco de que a pessoa era cliente para saber se ela tinha seguro de vida e pedir uma consulta para saber se você era seu beneficiário. Não se esqueça de levar o atestado de óbito para isso. Vale lembrar que a pessoa que contrata o seguro pode colocar qualquer pessoa como beneficiária. Pode ser um herdeiro, cônjuge, amigo, parente distante, conhecido ou até uma instituição de caridade. No caso de a pessoa não ter escolhido um beneficiário, os beneficiários serão determinados conforme artigo 792 do Código Civil Brasileiro (“Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será pago por metade ao cônjuge não separado judicialmente, e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária”). Visite nosso infográfico sobre seguro de vida e decida. Chegou a hora de contratar um seguro de vida para você? As opções da Mapfre são as melhores. Contrate agora!