São Paulo, 31 de janeiro de 2019 – A solução de imprevistos que ocorrerem no dia a dia, como uma chave emperrada ou pane seca no veículo (falta de combustível), pode ter um custo elevado que muitas vezes não está previsto no orçamento familiar. O que muitas pessoas não sabem é que a maioria dos seguros de carro possui uma cesta de serviços que podem ser acionados pelo cliente sem custo adicional.
O diretor de Produtos Auto da MAPFRE, Gláucio Toyama, explica que os tipos de assistências e o número de vezes em que o cliente poderá acioná-las varia de acordo com a apólice contratada. “Por isso, é muito importante que os segurados conheçam quais são estes serviços que estão disponíveis gratuitamente para evitar gastos desnecessários”, comenta.
Na MAPFRE, por exemplo, os clientes do seguro automóvel já contam sem nenhum custo extra com uma série de assistências como a de Emergencial para Gestante (que garante o transporte da segurada ao hospital ou local por ela indicado); de Motorista Profissional (que garante o fornecimento de um condutor nas situações de acidente em que o segurado fica impossibilitado dirigir) e o de Serviço de Despachante.
O executivo lista outros cinco serviços que são disponibilizados gratuitamente na maioria das apólices de auto:
- Assistência Residencial: É muito comum as pessoas terem de contratar profissionais para solucionar problemas relacionados ao entupimento de pias e ralos, instalação de ventiladores de teto e luminárias, entre outros. “Para situações como estas, o seguro automóvel da MAPFRE garante gratuitamente o envio de um profissional especializado que auxilia na solução do problema”, ressalta Toyama. “Esta assistência garante o envio de prestadores de serviços em diversas áreas, como eletricista, encanador e chaveiro”, pondera.
- Troca de pneu: Não é incomum o motorista precisar substituir um pneu furado e descobrir que o estepe (roda reserva) está vazio. Nestes casos, o seguro do veículo também pode ajudar. “Em situações como esta, além de providenciar um prestador de serviço para levar o automóvel até a borracharia mais próxima, as companhias também fornecem transporte aos ocupantes do carro”, salienta.
- Serviço de reboque: As companhias oferecem também o atendimento de guincho para diversas situações em que o veículo segurado fica impossibilitado de rodar. O executivo comenta que é comum que exista uma limitação com relação à distância da remoção. Por este motivo, é importante o cliente verificar em sua apólice os limites estabelecidos, principalmente as pessoas que utilizam regularmente o carro para viajar para longas distâncias.
- Estada em Hotel: Não são raras as vezes que, durante a viagem, o motorista sofre um pequeno acidente e precisa aguardar a reparação do automóvel na cidade do incidente. Para estas situações, as companhias de seguros disponibilizam estada em hotéis para os ocupantes do veículo.
- Gastos com serviço de pátio: Outra situação comum é quando o motorista se envolve em um acidente que impossibilita o carro de rodar ou tem o bem roubado e, posteriormente, recuperado pela autoridade competente. Nestes casos, geralmente, o automóvel é levado para um pátio onde aguardará ser retirado pelo proprietário. “Na MAPFRE, os clientes não precisam se preocupar com custos porque a companhia cobre todas as despesas com a guarda do veículo”, finaliza Toyama.
Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros, Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.