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MAPFRE explica as principais dúvidas sobre Seguro de Vida

São Paulo, 29 de maio de 2020 – Com a pandemia do novo coronavírus, os seguros de vida passaram a ganhar mais relevância entre as soluções estudadas pelo consumidor para proteger a família.

O diretor de Vida, Previdência, Capitalização e Odonto da MAPFRE, André Serebrinic, afirma que essa proteção é importante em todos os momentos. “É natural que numa fase de crise sanitária global, as pessoas passem a ter um novo olhar sobre os seguros de vida, mas essas apólices são essenciais independentemente da situação, pois proporcionam maior estabilidade à família do segurado em tantos outros tipos de adversidades, inclusive com benefícios e possibilidade de resgate em vida, para os seguros de acumulação, como o Bien Vivir”, avalia o executivo.

Pensando nisso, a MAPFRE listou as principais dúvidas sobre essa proteção:

O que é o seguro de vida?
É um serviço que garante o pagamento do capital segurado contratado e poderá apoiar na sucessão familiar em caso de morte e invalidez temporária ou permanente. Visite nosso infográfico sobre que é seguro de vida.

O seguro de vida serve somente para casos de morte e invalidez?
Ao contrário do que muitos pensam, o seguro de vida não é acionado somente em casos de morte e invalidez – essa é apenas a cobertura principal em meio a várias alternativas. Existem proteções com cobertura para pessoas que desenvolvem doenças graves ou terminais. Nestas situações, é possível receber o capital segurado em vida, seja para custear o tratamento ou outras necessidades.
Ainda existem opções como o Seguro de Vida Resgatável Bien Vivir, proteção que enquanto estiver vigente, aplica o capital do segurado em um fundo de investimentos e repassa os excedentes financeiros ao cliente.

Quem pode ser beneficiário?
Qualquer pessoa pode ser escolhida para receber a indenização após a morte do segurado, sendo possível apontar um ou mais nomes. No geral, essa escolha deve ser feita no momento da assinatura do contrato, mas eventualmente, o segurado tem a chance de substituir os indicados enquanto o seguro estiver vigente.

Pessoas que já possuem problemas de saúde podem fazer um seguro?
Todos podem contar com um seguro de vida, mas algumas coberturas podem não estar disponíveis de acordo com hábitos e doenças pré-existentes.

Até que idade pode ser feito o seguro de vida?
A idade limite para que a contratação do seguro de vida seja feita está relacionada a expectativa de vida de cada país. No Brasil, na maioria dos produtos o limite é de 65 anos, enquanto a idade mínima permitida é de 14 anos.

O cálculo do seguro de vida varia de acordo com o cliente ou são apólices padronizadas? 
O seguro de vida é calculado de acordo com o perfil de cada cliente. Entre os fatores avaliados estão a prática de atividades físicas, hábitos prejudiciais à saúde (tabagismo, por exemplo), doenças graves, idade, sexo, condição de saúde, valor do capital segurado e inclusão de segurados dependentes.

Como receber a indenização?
Dependendo da cobertura contratada, a indenização pode ser paga ao próprio segurado ou aos seus beneficiários. Para isso, é necessário apresentar todos os documentos que comprovem o sinistro, conforme os itens previstos nas Condições Gerais e Especiais do produto.

Quais coberturas podem ser utilizadas em vida?
Podem ser utilizadas em vida as seguintes coberturas: diária de internação hospitalar, invalidez por acidente ou doença, desemprego involuntário, incapacidade física total e temporária, doenças graves, diagnóstico de câncer, eventos cirúrgicos, despesas médicas e hospitalares e sobrevivência.

Existe um seguro de vida específico para mulheres?
Sim, o MAPFRE Vida Você Mulher conta com, além das coberturas convencionais, proteção quando diagnosticado câncer de mama, útero e ovário. Nestes casos a segurada recebe sua indenização para auxiliar no tratamento, para a manutenção das finanças da família ou para realização de cirurgias reparadoras, por exemplo. A apólice também permite participação em sorteio mensal, no valor de R﹩ 20.000,00 (que é deduzido do imposto de renda); assistências 24 horas para a casa (como chaveiros e encanadores), acesso a suportes com profissionais de Nutrição, entre outros.

Existem outros benefícios que o segurado pode usufruir em vida?
Sim, o serviço de telemedicina, por exemplo, tem se fortalecido cada vez mais durante a pandemia do novo cororavírus. Esse benefício pode ser incluído na apólice com um baixo custo e funciona da seguinte forma: o segurado entra em contato com a central telefônica indicada (que funciona 24 horas) e passa por uma triagem. Caso seja confirmada a necessidade de um atendimento especializado – já que na grande maioria dos casos se tratam de dúvidas sobre covid-19 – é agendada uma consulta com um médico credenciado. Além das consultas online, o segurado tem direito a descontos em exames laboratoriais e na compra de medicamentos, cuja vantagem é extensiva a filhos, pais e sogros do contratante.

Como o seguro de vida da MAPFRE está funcionando neste momento de pandemia?
A MAPFRE pagará os valores previstos nos casos de óbito por coronavírus, contrariando a cláusula de exclusão de pagamentos de indenização por mortes por conta de pandemias. 

Sobre a MAPFRE – No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e saúde. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 34 mil colaboradores. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.

 

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