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Precisa alterar as coberturas do seu contrato de seguro? Saiba como resolver de forma rápida e descomplicada

Muitos questionamentos podem surgir quando o consumidor precisa modificar as coberturas da apólice.

Você sabe quando e por que deve-se mudar o seguro do seu automóvel? Modificações no veículo, como instalação de som, mudança de rodas e rebaixamento, ou até mesmo alterações de endereço precisam ser comunicadas.

Muitos questionamentos podem surgir quando o consumidor precisa modificar as coberturas da apólice. “É muito comum, por exemplo, o segurado vender o carro e precisar transferir a apólice para outro modelo ou ajustar as coberturas do contrato para incluir novas proteções. Nos dois casos a recomendação é acionar o corretor ou o gerente do banco, que realizará todos os procedimentos necessários junto à seguradora”, explica o diretor geral de Automóveis e Massificados do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, Jabis Alexandre.

O executivo comenta também que já existem no mercado apólices com periodicidade modular, que permitem ao motorista optar por proteção com períodos mais curtos, ideais para quem sabe que irá vender o bem, evitando gastos e a necessidade de cancelamentos. O GRUPO BB E MAPFRE comercializa seguro automóvel com validade semestral, anual e plurianual ( dois).

Alterações na contrato de seguros

  • Mudanças nas características do carro: é importante que o consumidor informe à seguradora qualquer modificação realizada na estrutura do automóvel, pois, algumas alterações, como o rebaixamento ou a instalação de rodas com tamanho não recomendado pelo fabricante, podem levar o cliente a perder o direito à indenização, caso ocorra um sinistro. “Alguns procedimentos alteram as características originais do veículo, podendo prejudicar itens de segurança. Por isso, as seguradoras geralmente não aceitam alguns riscos e declinam o ressarcimento diante da ocorrência de um acidente, caso as alterações tenham sido realizadas após a compra do seguro”, explica Alexandre.
  • Instalação de equipamentos eletrônicos: o cliente precisa ter em mente que itens como aparelho de DVD, som e amplificadores são itens que não estão amparados pela cobertura básica do seguro. Por isso, como estes acessórios podem ter um valor elevado, é preciso que o consumidor solicite ao corretor ou gerente do banco a inclusão de uma cobertura adicional para estes equipamentos.
  • Alteração de informações pessoais: o segurado deve manter os seus dados cadastrais atualizados junto à seguradora e comunicar qualquer mudança no seu endereço residencial ou informações bancárias “Os dados cadastrais são utilizados para envio de correspondências importantes ao segurado, como vencimento da apólice e pagamentos, além disso, para indenizar o cliente, serão utilizadas as informações bancárias do cadastro. Por este motivo, é importante que estas informações estejam atualizadas”, ressalta o executivo.
  • Mudança de perfil: outro ponto importante que precisa de especial atenção dos consumidores é referente às mudanças no uso habitual do carro. Se o motorista mudou de emprego, por exemplo, e no seu novo trabalho ele não dispõe de garagem, a seguradora precisa ser avisada imediatamente. A companhia só oferecerá proteção para os riscos previstos no contrato. Além disso, essas alterações podem gerar restituições ao cliente. O valor do seguro é calculado, entre outros pontos, pela rotina de uso do automóvel, por isso, se houver diminuição ou aumento de risco, as modificações implicam em devolução ou atualização de valores.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com mais de 6 mil colaboradores, mais de 65 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

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