Documentos Necessários
Documentação obrigatória para todos os sinistros
- Formulário de aviso de sinistro devidamente preenchido e assinado.
- CPF e RG do segurado (Pessoa Física e Jurídica) OU Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- CNPJ, Contrato Social e suas alterações. (Pessoa Jurídica).
- Comprovante de endereço do segurado emitido no máximo 03 (três) meses antes da data de ocorrência do sinistro (Pessoa Física e Jurídica).
- Orçamento discriminando material e mão de obra para reparos e/ou substituição dos bens sinistrados – preferencialmente dois ou mais orçamentos contendo informações suficientes para identificação do bem danificado:
- No caso de máquinas e equipamentos agrícolas: Marca, modelo, ano de fabricação, n° série, n° chassi.
- No caso de benfeitorias: endereço completo, nº de matrícula e nome da propriedade.
- Cotação para reposição do bem segurado – Apenas para os casos de Perda total, Roubo ou Furto total do Bem.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Quando constar na apólice “bem financiado” independente do produto, será obrigatória a apresentação do documento abaixo:
- Contrato de Financiamento (apresentação obrigatória).
Caso exista cláusula beneficiária na apólice poderão ser solicitados os seguintes documentos:
- Declaração do beneficiário, informando o saldo devedor do equipamento sinistrado e/ou carta de anuência. A carta deve informar a quem o pagamento deve ser realizado (segurado ou beneficiário) e seus respectivos dados bancários para crédito. Este documento deverá ser emitido em papel timbrado, estar devidamente assinado;
- Cópia autenticada da procuração do beneficiário, dando plenos poderes aos responsáveis a assinar documentos emitidos pela instituição (os nomes das pessoas que assinaram a declaração devem ser os mesmos citados na procuração);
- Se reparos já efetuados, enviar nota fiscal emitida pelo fornecedor detalhando peças e mão de obra efetuada para pagamento direto ao segurado. Nesse caso, desconsiderar os documentos mencionados anteriormente. (este documento apenas na condição de Perda Parcial)
Além dos documentos citados acima, caso o sinistro se enquadre em um dos eventos descritos abaixo, também é necessário o envio da documentação complementar informada:
- Incêndio Acidental, Explosão e/ou Combustão Espontânea: Certidão do Corpo de Bombeiros e/ou Boletim de Ocorrência (se houver); Laudo técnico de empresa especializada indicando a causa e extensão dos danos, emitido em papel timbrado e contendo CNPJ, endereço completo e telefone da empresa, bem como a qualificação e assinatura do técnico responsável pelo documento.
- Danos Elétricos/Queda de Raio: Laudo Técnico de empresa especializada indicando causa e extensão dos danos, emitido em papel timbrado e contendo CNPJ, endereço completo e telefone da empresa, bem como a qualificação e assinatura do técnico responsável pelo documento.
- Queda de Raio – Animais em Campo: Laudo Veterinário atestando a causa da morte do animal; fotografias dos animais e evidências de onde caiu o raio. – Não pode enterrar os animais até que seja realizada a vistoria, podendo acarretar em perda de direitos conforme as Condições Gerais que regem o produto.
- Vendaval e Granizo: Laudo fornecido pelo Instituto de Meteorologia (ou outro órgão competente) evidenciando a ocorrência do evento, sendo que nos casos de vendaval, ciclone e/ou furação o Laudo apresentado deve conter a velocidade do vento. Tal documento poderá ser substituído por matéria sobre o evento, publicada pela imprensa local.
- Impacto de veículo em via pública: Boletim de Ocorrência.
- Colisão, Abalroamento, Capotagem, Tombamento, Queda Acidental e eventos de causa externa: Laudo técnico de empresa especializada, indicando a causa e extensão dos danos, emitido em papel timbrado e contendo CNPJ, endereço completo e telefone da empresa, bem como a qualificação e assinatura do técnico responsável pelo documento.
- Roubo ou furto qualificado de máquinas e equipamentos agrícolas: Boletim de ocorrência; Nota Fiscal de aquisição e/ou contrato de compra e venda.
- Produtos colhidos e/ou estocados: Notas Fiscais de entrada e saída; Registros de controle de estoque.
Documentação obrigatória
Caso o beneficiário da apólice seja Pessoa Física:
- Cópia do CPF;
- Cópia do RG;
- Cópia do Comprovante de Residência;
- Aviso de sinistro e declaração de inexistência de outros seguros para o animal que veio a óbito;
- Laudo de necropsia devidamente preenchido, assinado e carimbado por Médico Veterinário;
- Fotografias nítidas e coloridas da necropsia que evidenciem as alterações descritas no laudo de necropsia;
- Comprovante de vacinação em casos de morte decorrente de doenças epidemiológicas.
(Modelos de Aviso de Sinistro e Laudo de Necropsia estão disponíveis no Kit de Sinistro)
Caso o beneficiário da apólice seja Pessoa Jurídica:
- cópia do Contrato / Estatuto Social + últimas atualizações;
- cópia do cartão CNPJ;
- cópia do comprovante de endereço;
- Aviso de sinistro e declaração de inexistência de outros seguros para o animal que veio a óbito;
- Laudo de necropsia devidamente preenchido, assinado e carimbado por Médico Veterinário;
- Fotografias nítidas e coloridas da necropsia que evidenciem as alterações descritas no laudo de necropsia;
- Comprovante de vacinação em casos de morte decorrente de doenças epidemiológicas.
(Modelos de Aviso de Sinistro e Laudo de Necropsia estão disponíveis no Kit de Sinistro)
Envie estes documentos por meio do botão “Envio de Documentos”, localizado na coluna do lado esquerdo desta tela.
622 – Colheita Garantida
Produto/Cultura |
Documento |
Momento da entrega |
622 – Colheita Garantida |
Formulário de aviso de início de colheita. |
20 dias antes do início da colheita |
Formulário de aviso de encerramento de colheita, devidamente preenchido e assinado. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Física: cópia do CPF e RG Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Jurídica: cópia do cartão CNPJ e do Contrato/Estatuto Social, com a última atualização. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Comprovante de endereço atualizado do segurado com a data no máximo de seis meses anteriores a ocorrência do sinistro. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
623 – Canavial Seguro
Produto/Cultura |
Documento |
Momento da entrega |
623 – Canavial Seguro |
Formulário de aviso de encerramento de colheita devidamente preenchido e assinado. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Física: cópia do CPF e RG Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Jurídica: cópia do cartão CNPJ e do Contrato/Estatuto Social, com a última atualização. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Comprovante de endereço atualizado do segurado com a data no máximo de seis meses anteriores a ocorrência do sinistro. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
624 – Seguro Granizo (Grãos e Olerícolas)
Produto/Cultura |
Documento |
Momento da entrega |
624 – Granizo Grãos e Olerícolas |
Formulário de aviso de inicio de colheita. Obs: Somente para Geada em Trigo |
20 dias antes do início da colheita |
Formulário de aviso de encerramento de colheita devidamente preenchido e assinado. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Física: cópia do CPF e RG Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Jurídica: cópia do cartão CNPJ e do Contrato/Estatuto Social, com a última atualização. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Comprovante de endereço atualizado do segurado com a data no máximo de seis meses anteriores a ocorrência do sinistro. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
625 – Seguro Granizo - Maçã
Produto/Cultura |
Documento |
Momento da entrega |
625 – Granizo Frutas Maçã |
Formulário de aviso de início de colheita. Por Grupo de variedade – Gala/Fuji |
20 dias antes do início da colheita das respectivas variedades |
Formulário de aviso de encerramento de colheita devidamente preenchido e assinado. Variedade –Gala/Fuji |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) de cada variedade |
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Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Física: cópia do CPF e RG Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Jurídica: cópia do cartão CNPJ e do Contrato/Estatuto Social, com a última atualização. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Comprovante de endereço atualizado do segurado com a data no máximo de seis meses anteriores a ocorrência do sinistro. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
625 – Seguro Granizo – Demais Frutas
Produto/Cultura |
Documento |
Momento da entrega |
625 – Granizo Frutas |
Formulário de aviso de inicio de colheita. Obs: Somente para frutas de caroço e geada em uva. |
20 dias antes do início da colheita para Frutas de Caroço e 20 dias após a primeira vistoria para geada em uva |
Formulário de aviso de encerramento de colheita devidamente preenchido e assinado. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
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Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Física: cópia do CPF e RG Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Jurídica: cópia do cartão CNPJ e do Contrato/Estatuto Social, com a última atualização. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
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Comprovante de endereço atualizado do segurado com a data no máximo de seis meses anteriores a ocorrência do sinistro. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
627 – Cafezal Seguro
641 – Custeio Agrícola
Produto/Cultura |
Documento |
Momento da entrega |
641 – Custeio Agrícola |
Formulário de aviso de início de colheita. |
20 dias antes do início da colheita |
Formulário de aviso de encerramento de colheita, devidamente preenchido e assinado. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Física: cópia do CPF e RG Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Jurídica: cópia do cartão CNPJ e do Contrato/Estatuto Social, com a última atualização. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
|
Comprovante de endereço atualizado do segurado com a data no máximo de seis meses anteriores a ocorrência do sinistro. |
Após o encerramento da colheita de todos os riscos (talhões) da apólice |
651 – Seguro Floresta
Produto/Cultura |
Documento |
Momento da entrega |
651– Floresta |
Dados Bancários |
Após a realização da vistoria final de quantificação de danos |
Termo de transferência de Propriedade de Bem Sinistrado |
Caso o segurado faça a opção por disponibilizar os salvados para a seguradora. |
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Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Física: cópia do CPF e RG Em caso de Segurado ou Beneficiário Pessoa Jurídica: cópia do cartão CNPJ e do Contrato/Estatuto Social, com a última atualização. |
Após a realização da vistoria final de quantificação de danos |
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Comprovante de endereço atualizado do segurado com a data no máximo de seis meses anteriores a ocorrência do sinistro. |
Após a realização da vistoria final de quantificação de danos |
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Termo de Aceite de Prejuízo Apurado – Documento em que o segurado informa à seguradora que está de acordo com os prejuízos apurados. |
Após disponibilização do documento pela Seguradora |
Pessoa Física
- Cópia do RG ou documento de identificação.
- Cópia do CPF.
- Cópia do comprovante de residência
Pessoa Jurídica
- Cópia do cartão do CNPJ.
- Cópia do contrato social e respectivas alterações.
Sinistro de incêndio
- Carta com a comunicação do sinistro assinada pelo segurado, contendo os detalhes sobre suas causas e consequências.
- Cópia do Boletim de Ocorrência (B.O.) policial.
- Cópia do laudo do Instituto Criminalista.
- Cópia do laudo do Corpo de Bombeiros.
- Orçamentos prévios e detalhados para reparos dos danos.
- Comprovante de pré-existência dos bens danificados ou destruídos, caso os mesmos não possam ser identificados fisicamente após o sinistro (evento/acidente).
Sinistro de danos elétricos
- Carta do segurado comunicando o sinistro, contendo os detalhes sobre suas causas e consequências.
- Laudo técnico elaborado por assistência habilitada.
- Orçamentos prévios e detalhados para reparos dos danos.
Sinistro de vendaval
- Carta do segurado comunicando o sinistro, contendo os detalhes sobre suas causas e consequências.
- Laudo fornecido por Instituto Meteorológico ou outro órgão competente, atestando a velocidade dos ventos. Este documento poderá ser substituído por publicação do evento por meio da imprensa local. Para emitir este laudo clique aqui.
- Orçamentos prévios e detalhados para reparos dos danos.
Sinistro de roubo (ladrão toma seu bem e há contato, violência ou ameaça) / furto (ladrão toma seu bem sem estabelecer contato)
- Carta do segurado comunicando o sinistro (evento), contendo os detalhes sobre suas causas e consequências.
- Cópia do Boletim de Ocorrência (B.O.) policial.
- Orçamentos prévios e detalhados para reparos dos danos.
- Comprovante de pré-existência dos bens roubados / furtados.
Demais coberturas
- Os documentos necessários à comprovação dos prejuízos serão solicitados em função do evento.
Nota: outros documentos necessários à apuração das causas, consequências e prejuízo do sinistro poderão ser solicitados no decorrer da regulação/análise do processo.
Importante: a documentação completa por evento em caso de sinistro está disponível nas condições gerais de cada produto.
Após a comunicação do evento à seguradora e portando o número do sinistro, o segurado poderá visualizar e enviar a relação de documentos necessários para a análise do seu sinistro.
Consulte seu sinistro aqui.
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