Dúvidas Frequentes Sinistro Agronegócios
Qual empresa prestadora irá me atender?
É possível verificar a empresa prestadora que irá realizar a vistoria do seu sinistro por meio de consulta no link “Envio de documentos”. Lembre-se: o sinistro como referência para consulta será sempre o 1º risco da ocorrência mais recente. Caso você tenha dúvidas em...
O que é Deferimento e/ou Indeferimento?
O termo Deferimento é utilizado quando há indenização a ser paga para o segurado ou beneficiário da apólice. Os valores pagos são informados no documento “Demonstrativo de Cálculo”, enviado para o e-mail cadastrado no momento do aviso. O termo Indeferimento é...
Como faço para ter acesso ao Demonstrativo de Cálculo e/ou Carta Negativa?
Você pode solicitar uma cópia do Demonstrativo de Cálculo e/ou Carta Negativa ao seu Corretor ou à Sucursal da MAPFRE que lhe atende.
O que é Revistoria? Quando posso e como faço para solicitá-la?
Revistoria é o termo utilizado para uma nova vistoria, caso o segurado não concorde com a avaliação de danos realizada pelo perito. Ainda durante a vistoria, você pode manifestar sua discordância, descrevendo-a no próprio laudo. Caso tenha iniciado a colheita deve...
O que é Reanálise e como faço para solicitá-la?
Caso você não concorde com o resultado do seu sinistro, pode solicitar a reanálise do processo. Para isso, contate seu corretor ou a Sucursal, preencha e envie o formulário de solicitação de reanálise.
Tenho uma reclamação, como faço para registrá-la?
Para registrar uma reclamação, ligue para a Central de Atendimento aos Clientes, por meio do telefone 0800 775 4545, tendo em mãos os números do CPF e do sinistro.
Sinistros envolvendo morte de animais possuem cobertura? Como é calculado o valor para reposição do animal?
Todas as coberturas contratadas contemplam a morte de animais, exceto cobertura de danos elétricos, quando a apólice oferecer cobertura para mercadorias. O valor unitário para reposição do animal será definido pelos indicadores de preço de mercado fornecidos pelos...
Quando a morte do animal é decorrente de um dano elétrico, há cobertura?
Quando a morte do animal é decorrente de um dano elétrico não há cobertura, uma vez que esta cobertura destina-se a reembolsar somente os danos materiais causados aos equipamentos segurados e instalações eletroeletrônicas.
O que é considerado mercadoria nos produtos Penhor Rural e Multirrisco Rural? E em que caso não está coberta?
As mercadorias são bens econômicos destinados à venda ou comércio sejam in-natura, semiprocessados ou processados, tais como grãos estocados e animais. No momento da contratação da apólice o segurado deve informar que deseja estender as coberturas contratadas para as...
O que é rateio e quando ele é aplicado?
Rateio é a cláusula do seguro que obriga a seguradora, em caso de sinistro, a pagar o prejuízo de maneira proporcional à diferença entre o Limite Máximo de Indenização da cobertura básica e o Valor em Risco dos bens segurados. Sempre que o valor atual do bem segurado...
Quando é decretada a perda total do bem segurado?
Será considerada a “perda total” de um maquinário agrícola, quando o custo da reparação ou recuperação do bem sinistrado atingir ou ultrapassar 75% (setenta e cinco por cento) do seu valor atual. Esta cláusula não se aplica às construções em geral e aos equipamentos...
Em caso de perda total de máquinas e equipamentos agrícolas como é calculado o valor para reposição do bem?
No caso de pagamento da indenização integral, a indenização será determinada pelo valor de mercado do bem, apurado na região da propriedade rural segurada na data da liquidação do sinistro e considerando o Limite Máximo de Indenização especificado na...
Quando não for possível comprovar a queda direta de raio nos bens e imóveis segurados exclusivamente dentro da propriedade rural segurada, há possibilidade de cobertura?
Na impossibilidade de comprovar a queda direta de raio nos bens e imóveis segurados exclusivamente dentro da propriedade rural segurada, o evento é caracterizado como dano elétrico e o evento terá cobertura caso tenha sido contratada a cobertura adicional para danos...
Posso realizar os reparos antes da realização da vistoria?
Não. O segurado deve conservar os vestígios e bens remanescentes do sinistro até que a Seguradora termine a apuração dos danos. Caso contrário a Seguradora ficará desobrigada de indenizar o prejuízo reclamado. Havendo necessidade imediata de reparação ou substituição...
Como será feito o pagamento de indenização?
Poderá ser feito por meio de: Crédito em conta corrente nominal; Crédito em Conta Poupança nominal; Crédito em conta conjunta, sendo o beneficiário o primeiro titular; Crédito em conta poupança conjunta, sendo o beneficiário o primeiro titular. Não realizamos...
Como posso solicitar a reanálise do sinistro?
1º Passo: Entrar em contato com a Central de Atendimento (11) 4004 0101 ou 0800 775 0101), informando os motivos da solicitação. 2º Passo: Preencher o formulário com novos fatos/argumentos. 3º Passo: Realizar a indexação do formulário preenchido e assinado e, caso...
O que é Franquia?
Franquia é o valor ou percentual expressamente definido no contrato do seguro. A franquia é descontada a partir da ocorrência do primeiro sinistro indenizável. Este valor pode variar de acordo com o número de animais contratados na apólice.
Apenas o médico veterinário pode fazer o laudo de necropsia?
Sim. O médico veterinário deve possuir CRMV vigente, assinar e carimbar o laudo de necropsia.
Quando meu animal morreu, eu não tinha veterinário para fazer a necropsia. Como devo proceder?
O médico veterinário tem até sete dias para fazer a necropsia e relatar o ocorrido no laudo de necropsia. Este documento é obrigatório e sem este não será possível analisar o sinistro.
Meu animal foi roubado ou fugiu, eu serei indenizado?
Não. De acordo com as condições gerais, não estão cobertos pelo seguro os prejuízos decorrentes de roubo, furto total ou parcial, fuga ou desaparecimento do animal segurado.
Eu gostaria de incluir um animal novo no seguro, o que devo fazer?
Você ou seu corretor deve comunicar à Sucursal e realizar um ENDOSSO DE INCLUSÃO.
Eu posso de trocar um animal segurado por um ainda não segurado?
Sim. Você ou seu corretor deve comunicar à Sucursal e realizar um ENDOSSO DE SUBSTITUIÇÃO.
Eu vendi alguns animais que estavam segurados, o que devo fazer?
Caso os animais vendidos sejam repostos por novos animais, deve ser feito um ENDOSSO DE SUBISTITUIÇÃO. Porém, se os animais NÃO foram repostos, você ou seu corretor deve comunicar à Sucursal e é realizar um ENDOSSO DE EXCLUSÃO.
Minha vaca pariu um bezerro morto, este bezerro está segurado?
Não. A contratação da apólice somente pode ser realizada após o bezerro ter 6 meses de vida.
Como eu sei o número do risco em que se enquadrava o meu animal?
O número do risco estará no canto esquerdo da sua apólice e é o primeiro número que é exibido antes da idade/raça em que se enquadrava o seu animal. Este risco aparecerá na sua apólice em número crescente, por exemplo: risco 1, risco 2, risco 3 e assim por diante, um...