Dúvidas Frequentes Sinistro Automóvel
Após a comunicação do sinistro (acidente), qual o prazo para realização da vistoria?
O prazo estipulado é de 48 horas após a comunicação. Caso o aviso tenha sido realizado após às 15h, o prazo para realização é de 72 horas.Informa-te sobre todas as coberturas oferecidas pelo teu seguro de automóvel.
Caso o aviso de sinistro seja realizado no Posto de Atendimento Rápido e Especializado (P.A.R.E.), qual é o prazo para realização da vistoria?
A vistoria é realizada no ato, com a imediata liberação dos reparos!* Você reduzirá em até três dias o início dos reparos do seu veículo, diminuindo o tempo de indisponibilidade do seu carro. * A liberação no ato dependerá da confirmação das coberturas...
Após conclusão da vistoria, qual o prazo para autorização de reparos?
Caso não seja necessária a análise de documentos complementares, a autorização de reparos é realizada no ato da vistoria,. Em caso de atendimento no P.A.R.E., você é comunicado na hora se os reparos estão autorizados ou se há necessidade de documentos complementares....
Caso sejam necessários documentos complementares, como enviá-los?
Encaminhe seus documentos complementares por aqui.Explore todas as garantias incluídas no seu seguro de carro.
Quando eu posso solicitar o carro reserva?
Se o valor do conserto do sinistro (acidente) for maior do que o valor da franquia contratada (valor a ser pago pelo segurado em caso de acidente), você poderá utilizar a cobertura adicional do carro reserva a qualquer momento. Porém, caso os valores do sinistro não...
Caso seja identificado na vistoria que os danos no veículo possam receber uma Indenização Integral, como devo proceder?
Após a confirmação da cobertura contratada, nossos despachantes encaminharão a relação de documentos para o processo de indenização.
Qual o prazo para receber a relação de documentos no caso de Indenização Integral?
Encaminharemos a relação de documentos 48 horas após a confirmação da cobertura contratada. Nesta lista enviada também será formalizado o prazo de 48 horas para retirada de pertences e acessórios não originais do veículo. Informa-te sobre todas as garantias oferecidas...
Após a entrega dos documentos solicitados, qual o prazo para receber a indenização?
Cinco dias úteis após entrega de todos os documentos solicitados. Para mais detalhes sobre os procedimentos em cada uma das etapas do sinistro, clique aqui.Saiba mais sobre as diferentes garantias do seu seguro para veículos.
Realizei o comunicado do sinistro (roubo/furto), qual o prazo para análise?
O processo será analisado no prazo de seis dias úteis.
Quais os documentos necessários para análise do sinistro?
Inicialmente, o envio do Boletim de Ocorrência (B.O.) é indispensável. Para enviar, clique aqui. Posteriormente, a MAPFRE irá contatá-lo para solicitar o envio dos documentos necessários para o pagamento da indenização integral. A relação de documentos dependerá da...
Após análise, qual a próxima etapa?
Concluída a análise, no 6º dia útil, será enviada a relação de documentos necessários para pagamento da indenização. Você também poderá visualizar a relação de documentos aqui. IMPORTANTE: os documentos deverão ser enviados à caixa postal informada na solicitação de...
Recebi uma ligação informando a localização do meu veículo, como proceder?
Caso precise de guincho, solicite pelo tel. 4004 0101 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 775 45 45 (demais localidades). Compareça à Delegacia para retirar o veículo e solicite o registro dos danos no automóvel. Agende uma vistoria pelo tel. 4004 0101...
Quando posso utilizar o carro reserva?
Após a abertura de sinistro, você poderá utilizar o benefício do carro a qualquer momento.Esteja ciente de todas as coberturas incluídas no seu seguro de veículo.
Enviei todos os documentos solicitados, qual o prazo para análise?
Após a MAPFRE receber todos os documentos, a conferência é realizada no prazo de 72 horas úteis. Caso haja alguma pendência, iremos contatá-lo para posicionamento. Informe-se sobre todas as salvaguardas incorporadas no seu seguro de carro.
Após a entrega dos documentos solicitados, qual o prazo para receber a indenização?
Cinco dias úteis após a entrega de todos os documentos solicitados. Para mais detalhes sobre os procedimentos em cada uma das etapas do sinistro, clique aqui.Conheça todas as coberturas do seu seguro de automóvel.
Indenização Perda Total
FAQ Perda Total Termo Regularização Sinistro MAPFRE Explore os diferentes tipos de cobertura do seu seguro de veículo.
O que significa IPVA?
O IPVA é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores que deve ser pago anualmente pelo proprietário do veículo. Ele é devido anualmente a partir de 1º de janeiro de cada exercício e por quem se tornar proprietário do veículo em 1 de janeiro do exercício,...
Quando se inicia a cobrança do IPVA?
A cobrança do IPVA tem início em 1º de janeiro de cada ano. Descubra as diversas coberturas incluídas no seu seguro para veículos.
Quem faz a cobrança do IPVA?
O IPVA é cobrado pela Secretaria da Fazenda do Estado e qualquer tipo de dúvidas, questionamentos, informações ou até mesmo solicitação da possibilidade de restituição do imposto, deverão ser tratadas com este órgão.Conheça as diversas coberturas proporcionadas pelos...
O que é restrição de gravame?
O gravame é uma restrição imposta pelas financeiras impedindo a transferência de veículos financiados, consorciados ou arrendados.Uma vez que o contrato de financiamento, consórcio ou arrendamento é quitado, as financeiras promovem a baixa da restrição de gravame,...
Como consultar o IPVA 2018?
A consulta poderá ser realizada no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do seu estado ou no site da Secretaria da Fazenda. Cada estado tem um método de consulta diferente, porém, na maioria das vezes, o processo é semelhante.Conheça todas as garantias...
Qual a regra do IPVA de 2018 para sinistros de indenização integral por colisão e roubo / furto recuperado (com salvados)?
Sinistros de indenização integral ocorridos em 2017, com documentação completa entregue (recebidos na caixa postal, inclusive com o gravame baixado) até 31/01/2018, a quitação do IPVA 2018 ficará sob a responsabilidade da MAPFRE Seguros.Explore todas as coberturas...
Qual a regra do IPVA de 2018 para sinistros de roubo / furto (não recuperados, sem salvados)?
Sinistros ocorridos em 2017 não deverão sofrer cobrança do IPVA 2018 pela Secretaria da Fazenda do Estado de emplacamento do veículo. Devido à restrição de roubo / furto, o veículo deve ser isento de cobrança a partir da vigência seguinte.Explore as diversas garantias...
Qual a regra do IPVA de 2018 para todos os sinistros?
Sinistros ocorridos a partir de 01/01/2018, o débito de IPVA 2018 deverá ser regularizado pelo proprietário do veículo*. Para efeito de análise da documentação, é considerado regularizado o IPVA sem apontamentos de pendências junto ao órgão competente ou a entrega dos...
Paguei a primeira parcela do IPVA de 2018 e meu sinistro de indenização integral ocorreu em fevereiro deste mesmo ano. Como devo proceder com as demais parcelas?
As demais parcelas a vencer deverão ser quitadas. Como facilitador, a Secretaria da Fazenda do Estado de emplacamento do veículo possibilita o parcelamento do IPVA.Conheça em detalhes todas as coberturas do seu seguro para carros.
Meu sinistro de indenização integral por colisão ocorreu em 2018. Posso fazer o pagamento proporcional do IPVA?
Não, neste caso o imposto deverá ser pago integralmente. Ele é devido anualmente a partir de 1º de janeiro de cada exercício e por quem se tornar proprietário do veículo em 1 de janeiro do exercício, independentemente, da data de vencimento para pagamento.Informe-se...
O IPVA poderá ser deduzido do valor a indenizar?
Não. A MAPFRE Seguros não realiza a dedução dos débitos do valor a indenizar. Os débitos que estiverem em aberto junto ao DETRAN e a Secretaria da Fazenda deverão ser regularizados pelo proprietário do veículo junto aos órgãos competentes.Familiarize-se com todas as...
Se tenho a possibilidade de pagar o IPVA parcelado, porque devo regularizá-lo integralmente nos casos de sinistro?
Qualquer débito do veículo em aberto junto ao DETRAN ou a Secretaria da Fazenda deve ser regularizado, pois, conforme as condições gerais do seguro, a indenização é devida uma vez que a documentação estiver completa e o veículo livre de quaisquer ônus, gravames ou...
Ocorreu sinistro no meu veículo em 2018 e o IPVA ainda não venceu. Devo efetuar o pagamento do IPVA? Caso sim, por quê?
O IPVA deverá ser regularizado, uma vez que o fato gerador do imposto é 1º de janeiro e, de acordo com as condições gerais do seguro, a indenização é devida se a documentação estiver completa e o veículo livre de quaisquer ônus, gravames ou restrições.Descubra as...
Explore as diferentes coberturas disponíveis em nossos seguros de automóveis.
Informações de contato