Muita gente desconhece a importância de ter um seguro de vida e o significado desse produto.
O seguro de vida tem como objetivo a proteção econômica e financeira do segurado e de sua família. Com ele, é possível manter o mesmo padrão de vida, mesmo nas horas mais difíceis, já que garante uma indenização ao beneficiário em caso de falecimento do segurado.
Essa cobertura é voltada para proteger financeiramente as pessoas que dependem de você. Quem recebe a indenização do seguro de vida é uma pessoa indicada pelo segurado, com o objetivo de resguardar suas finanças em caso de morte. Além disso, o próprio segurado pode obter respaldo financeiro em caso de incapacidade temporária, por exemplo. É muito importante esclarecer todas as dúvidas e saber exatamente o que precisa contratar ao escolher o melhor seguro de vida.
Qual a importância de ter um seguro de vida?
Seguro de vida é um contrato no qual a seguradora se compromete a pagar uma quantia, a apólice de seguro (reembolso de seguro de vida), para os beneficiários do segurado, caso essa pessoa faleça por morte natural ou acidental. Os beneficiários, por sua vez, são escolhidos pela pessoa que faz a contratação do seguro de vida. Há também outros benefícios em casos de:
- Morte natural;
- Morte acidental;
- Internação hospitalar;
- Assistência funeral;
- Doenças graves.
Há seguros de vida que são ainda mais completos e contam até com quitação de dívidas e de despesas educacionais. Dessa forma, o seguro de vida é uma maneira de garantir que as pessoas que dependem de você ficarão amparadas, mesmo que em um momento difícil. Com o valor da apólice, elas terão como pagar as contas, fazer as compras necessárias para que vivam sem perder o padrão, até que consigam organizar a sua vida. Há um tipo de seguro de vida para cada necessidade. É importante escolher com cuidado o melhor seguro de vida para você e sua família. Leia com atenção a todas as cláusulas, para ter a certeza de que está adquirindo as coberturas que deseja.
Por que contratar um seguro de vida?
Há muitos motivos para adquirir um seguro de vida! Como ninguém pode prever o futuro, é importante se prevenir. Conheça algumas vantagens de ter um seguro de vida.
- Proteção financeira para os dependentes
Imprevistos acontecem e o seguro de vida é a melhor garantia de que os seus dependentes vão poder ter qualidade de vida, mesmo se você faltar. Assim, principalmente para quem tem filhos ou pais que dependem financeiramente de ajuda, ter um seguro de vida é uma segurança. É possível optar por um seguro de vida que ofereça, por exemplo, seguro educacional. Dessa forma, garantirá o pagamento da escola das crianças em caso de norte do segurado.
- Proteção para o cônjuge
Em uma família, sobretudo com crianças, a ausência de um dos cônjuges pode deixar as finanças desequilibradas. Um seguro de vida pode ajudar, pois a indenização dará um suporte financeiro inicial, até que a pessoa se recomponha e consiga reequilibrar suas receitas e despesas.
- Garantia de segurança financeira
Há vários tipos de seguro de vida, alguns com coberturas específicas, como o seguro para mulher, que cobre doenças típicamente femininas, como câncer de mama e do colo de útero. Também há vários valores de apólices e você pode escolher um que possa garantir que a sua família viverá bem, sem perder o padrão de vida, no caso da sua ausência.
- Cobertura de doenças graves
Ninguém pode prever se vai ou não ser diagnosticado com uma doença grave, como câncer, por exemplo. Além do tratamento ser caro, é comum as pessoas precisarem se afastar do trabalho. No afastamento por motivo de saúde, a pessoa continua recebendo, mas, no geral, o salario médio cai. Como manter o padrão de vida nesse período difícil? Quando o seguro de vida cobre doenças graves, a pessoa recebe um valor em dinheiro, que pode ser usado tanto para seu tratamento, quanto para complementar sua renda.
- Reembolso de despesas médicas
Alguns seguros oferecem também reembolso de gastos com médicos e hospitais. Isso é desejável principalmente para quem viaja com bastante frequência. Caso precise se consultar com um médico particular fora de sua cidade de residencia, o valor da consulta poderá ser reembolsado, de acordo com o previsto em contrato. Agora que você sabe o que é seguro de vida, escolha o que melhor atende às suas necessidades!
Que tipos de seguro de vida existem?
De maneira geral, existem três tipos de seguro de vida:
- Seguro por tempo: Em caso de falecimento do segurado, esta modalidade garante o capital contratado aos beneficiários por um determinado período de tempo. Pode ser renovado de maneira automática.
- Seguro dotal: É um seguro de vida que garante um valor econômico “em vida” para os beneficiários. Nesse caso, a indenização não está vinculada ao falecimento do segurado.
- Seguro ordinário: É um seguro que se estende por toda a vida do segurado, sem prazo determinado. É calculado e proposto ao cliente um plano de pagamento até o seu falecimento.